tratar erro

10/01/2006

0

deve ser uma pergunta bem boba, mas como nao achei nd em outros topicos ai vai ....

tenho um dbedit associado a um campo tipo data ... se eu digitar qualquer coisa e sair desse dbedit da um erro dizendo que a data é invalida ...

como trato esse erro??

[]ss


Fernando_cunha

Fernando_cunha

Responder

Posts

10/01/2006

Leopaivasilva

Geralmente esse erro acontece quando o campo do dbedit tem mascara, caso tenha alguma mascara então a retira. Vc pode usar o masckedit se quiser colocar alguma mascara.


Responder

10/01/2006

Michelli88

O problema é que o seu banco nao esta aceitando a data digitada.
No caso se voce digitar uma data válida provavelmente esse erro nao vai ocorrer.
Voce tem que tratar esse campo pra nao aceitar data inválida.
:wink:


Responder

10/01/2006

Fernando_cunha

O problema é que o seu banco nao esta aceitando a data digitada. No caso se voce digitar uma data válida provavelmente esse erro nao vai ocorrer. Voce tem que tratar esse campo pra nao aceitar data inválida. :wink:


eu sei amigos, sei pq ocorre o erro ... e nao, nao quero retirar a mascara de entrada, o que eu preciso e que se o usuario digitar uma data invalida, ao inves de aparecer o erro do bd, aparecer uma mensagem personalizada!!

[s]


Responder

10/01/2006

Michelli88

Bom, no meu caso eu trato esse erro substituindo o DBEdit por um componente da paleta Win23, o [b:5454ea7d94]DataTimePicker[/b:5454ea7d94].

Ele nao liga com o banco, mas ele faz todos os tratamentos de data necessarios.
[b:5454ea7d94]
Dai vc manda a data pro banco na mão. OK[/b:5454ea7d94]

Espero ter ajudado!


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar