Usando Componentes [opiniao]

29/12/2005

0

bom pessoal, nao sou um programador profissional, estou engatinhando na arte do desenvolvimento porem possuo conhecimento razoavel da programacao orientada a objetos mas ainda me faltam muitos conhecimentos a respeito ...
Para Tocar um projeto sempre me utilizei de componentes, configurava as propriedades e botava pra funcionar ... nao fazia a menor ideia do que se passava por tras do programa e etc. Comecei a conviver com alguns programadores delphi de nivel mais avançado que o meu, e de todos obtive a mesma resposta quando falava que para programar utilizava componentes inseridos nos forms:

´utilizar componentes é coisa de amador´

queria saber até que ponto essa afirmação é valida, programadores profissionais que utilizam o forum por favor expressem sua opiniao a respeito da frase acima ...

um desses programadores ja chegou a me dizer que quanto menos componentes inseridos no form melhor, que o controle sobre a aplicacao é maior e que tudo deve ser criado em runtime ...
ou melhor, o ideal seria escrever uma classe para manipular esses objetos e os dados de um tipo especifico de BD ...

Dada tal afirmacao comecei a criar uma classe para manipulacao de dados em banco MySQL utilizando ODBC, estou progredindo aos poucos mas em alguns pontos confesso estar bem perdido hehehehehe ...

postem o que voces acham ..
vai me ajudar bastante

[]sss 8)


Fernando_cunha

Fernando_cunha

Responder

Posts

30/12/2005

Raserafim

em partes isso é verdade sim. mas não usar componentes no form pode estar querendo dizer duas coisas:
1º só se deve usar componentes no form que diz respeito ao form, ou seja, não se deve colocar componentes de BD no form, e sim em DataModules.