Usando Sql no Meu Aplicativo ADO

13/09/2004

0

Galera, tenho um aplicativo desenvolvido em ADO...

Ele é tipo assim...
é um programinha para um Amigo meu, ele da aula de guitarra, baixo e teoria...
Tem um form principal, q tem um DbGrid...neste dbgrid ele tem dois campos lookup de outra tabela, curso e semana, o curso armazena os valores, guitarra baixo e teoria, e a semana armazena os dias da semana, segunda, terça quarta quinta e sexta..
e etc etc etc...

Tenho no projeto:
-Se o aluno pagou o mes atual... (tipo string s ou n)
-Valor da Mensalidade...
-Curso
-Semana
-Se esta cursando ou nao(tipo string s ou n)

Gostaria de fazer alguns calculos...
Uso os seguintes componentes...
ADOConnection, ADOTable, DataSource

Gostaria de fazer com quem ele me gere o TOTAL da mensalidade com os alunos pagos...
Entao seria assim...
Ele me gera um total de quanto eu tenho no momento, ou seja, se o aluno nao pagou, ele nao inclui na lista dos valores...
entao, ele tem que pegar o valor da mensalidade e verificar se o campo, pagou mes está S ou N...
e me dar o valor...

Gostaria de sabe se o aluno esta cursando ou nao...
Neste campo, tem definidos duas strings...
S ou N...entao ele tem que me fazer uma conta de aparecer apenas os alunos que o campo CURSANDO seja igual a S....


Aproveitando...
tenho o campo pagou ou nao do DBGrid e colokei uma fotinhu, se pagou, ele fica com um sinal de Positivo, senao, um sinal de negativo...Soh que este campo aceita valores S e N, entao, além das figuras ele me da os caracteres S e N na mesma coluna...
Eu gostaria de Ocultar esse S ou N e soh deixar a figurinha...

Desenho a figurinha no Evento OnDrawCEll(acho que eh assim) do DBGrid...

Por Enquanto é SÓ...

Aguardo Resposta....e Obrigado...


Tremonti

Tremonti

Responder

Posts

13/09/2004

Sandra

Tremonti,

Vamos por partes:

Gostaria de fazer com quem ele me gere o TOTAL da mensalidade com os alunos pagos... Entao seria assim... Ele me gera um total de quanto eu tenho no momento, ou seja, se o aluno nao pagou, ele nao inclui na lista dos valores... entao, ele tem que pegar o valor da mensalidade e verificar se o campo, pagou mes está S ou N... e me dar o valor...
with SuaQuery do begin
  Close;
  SQL.Clear;
  SQL.Add(´Select sum(SeuCampoValorMensalidade) as TotalPago from SuaTabela´);
  SQL.Add(´where SeuCampoPago = ´+QuotedStr(´S´));
  Open;
end;


Gostaria de sabe se o aluno esta cursando ou nao... Neste campo, tem definidos duas strings... S ou N...entao ele tem que me fazer uma conta de aparecer apenas os alunos que o campo CURSANDO seja igual a S....
with SuaQuery do begin
  Close;
  SQL.Clear;
  SQL.Add(´Select * from SuaTabela´);
  SQL.Add(´where SeuCampoCursando = ´+QuotedStr(´S´));
  SQL.Add(´Order by SeuCampoNome´);
  Open;
end;


Aproveitando... tenho o campo pagou ou nao do DBGrid e colokei uma fotinhu, se pagou, ele fica com um sinal de Positivo, senao, um sinal de negativo...Soh que este campo aceita valores S e N, entao, além das figuras ele me da os caracteres S e N na mesma coluna... Eu gostaria de Ocultar esse S ou N e soh deixar a figurinha... Desenho a figurinha no Evento OnDrawCEll(acho que eh assim) do DBGrid...
Não sei como fazer para ocultar ou se teria como. Porém, uma idéia.
:idea: E se nessa coluna você colocasse a cor da fonte da mesma cor do fundo do DBGrid? Resolveria?

Seu eu entendi, acho que é isso. Espero que tenha ajudado.


Responder

14/09/2004

Tremonti

Mas onde vao aparecer os resultados destas pesquisas?!

Obraigado Sandra...

Vc eh Gente fina..


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar