Uso de Arrays

13/09/2013

0

PHP

boa tarde, amigos, eu posso usar arrays como se fosse um historico momentaneo? é possivel isso?
Marcio Araujo

Marcio Araujo

Responder

Posts

19/09/2013

William

Márcio explique melhor sua dúvida, o que seria um "histórico momentâneo"?
Responder

19/09/2013

Marcio Araujo

o que eu queria saber, a utilização em sistemas comerciais do uso de arrays, não sei se é utilizado.
Responder

19/09/2013

Joel Rodrigues

Arrays podem ser utilizado em QUALQUER tipo de sistema. Existe uma certa "trava" em muitos programadores que sempre buscam "como aplicar tal recurso em aplicações comerciais", relacionando sempre a cadastros, relatórios, vendas, etc. O mesmo ocorre com os padrões de projeto, principalmente os do GoF. Quando o cara ouve falar, já pergunta: "como uso isso em um sistema comercial"?
É importante ter em mente que software não se resume a sistemas de controle comercial/financeiro, pet shop, biblioteca, etc.
Arrays podem ser usados em praticamente qualquer situação que requeira a manipulação de uma coleção de dados de um mesmo tipo.
Responder

19/09/2013

William

Apenas complementando a resposta do colega Joel, em PHP o uso de arrays é muito intenso devido as facilidades que essa linguagem proporciona.

Pessoalmente uso com muito frequência, estou finalizando um sistema financeiro e uso intensamente arrays para gerar relatórios financeiros, principalmente as quebras e soma e totalizadores, principalmente Arrays multidimensionais
Responder

19/09/2013

Marcio Araujo

Arrays podem ser utilizado em QUALQUER tipo de sistema. Existe uma certa "trava" em muitos programadores que sempre buscam "como aplicar tal recurso em aplicações comerciais", relacionando sempre a cadastros, relatórios, vendas, etc. O mesmo ocorre com os padrões de projeto, principalmente os do GoF. Quando o cara ouve falar, já pergunta: "como uso isso em um sistema comercial"?
É importante ter em mente que software não se resume a sistemas de controle comercial/financeiro, pet shop, biblioteca, etc.
Arrays podem ser usados em praticamente qualquer situação que requeira a manipulação de uma coleção de dados de um mesmo tipo.


certo, mas esses dados ficam em memoria? eles auxiliam como se fosse um pequeno historico?
Responder

19/09/2013

Joel Rodrigues

Depende do que você chama de histórico. Se você considerar que todas as variáveis ficam na memória, então todas elas funcionam um histórico para algumas informações.
A diferença de um array para uma variável "comum", é que um array guarda vários itens/valores ao mesmo tempo.
Responder

19/09/2013

William

Márcio quando vc fala em "histórico", está se referindo a SESSIONS ou COOKIES?

Esses são usados para guardar dados do usuário enquanto ele estiver acessando a página.
Responder

20/09/2013

Marcio Araujo

por exemplo, tenho um formulario, um campo por exemplo cidade, deixar guardados os 10 ultimos digitados. pode ser feito?
Responder

20/09/2013

Joel Rodrigues

Como o William disse, depende de como/por quanto tempo você quer armazenar. Se você quer armazenar para o usuário ver na próxima vez que usar o site, terá de usar um cookie.
Você usaria um array para um armazenamento temporário dentro de uma "rotina" apenas.
Responder

20/09/2013

Marcio Araujo

entendi mais ou menos, escrevo isso pq nunca implementei algo parecido.
Responder

20/09/2013

Joel Rodrigues

Vou tentar alinhar com uma situação real: suponha que você tem um sistema para restaurantes em que cada prato leva 3 acompanhamentos. Supondo que você trabalhe com o código desses itens (acompanhamentos) como strings (001, 002, 078, 123, etc), então você poderia ter uma classe Prato ou Pedido que contivesse um array de 3 posições que armazena os acompanhamentos escolhidos para aquele prato. Nele você armazenaria os códigos escolhidos temporariamente, apenas até gravar no bd. Da mesma forma, ao recuperar do bd, preencheria esse array com os códigos gravados.
Claro que existem outras formas de fazer isso, essa é apenas uma em que tentei alinhar a teoria com a prática comum do nosso dia a dia.
Responder

21/09/2013

Marcio Araujo

entendi a ideia, então, o que for possivel guardar dados temporarios posso utilizar os arrays.
obrigado.
Responder

21/09/2013

Rodrigo Lacerda

Então , márcio , dúvida sanada? creio que sim né? haha
Responder

21/09/2013

Marcio Araujo

Então , márcio , dúvida sanada? creio que sim né? haha


sim, sem duvida.
Responder

21/09/2013

Karlos Schett

arrays são ótimos , porém não uso muito, parece que meu código fica um pouco bagunçado , não sei se é por relaxamento meu..
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar