Uso de procedure para grandes quantidades de dados

26/10/2016

0

Opa galera, tenho uma dúvida em relação a performance na hora de consulta de dados no SQL Server.

No caso de eu ter uma grande quantidade de dados a ser consultada (milhões de registros por exemplo)

Eu gostaria de saber se usar procedure seria uma coisa legal. Meu problema é em relação a performance mesmo.

Queria saber se há muita diferença entre o uso de uma procedure para fazer a consulta dos dados e um SELECT puro para fazer o mesmo.

Pergunto isso porque o uso da procedure para mim, é melhor que ficar digitando a query que preciso toda vez que eu tiver que chamá-la.

Mas também não quero perder muito em performance, então quero saber essa questão.
Calebe Menezes

Calebe Menezes

Responder

Post mais votado

26/10/2016

Calebe.

Não sei se entendi bem o que você precisa, mas...
Do jeito que você falou parece que você quer fazer dentro de uma procedure o mesmo SELECT que você faria fora.
Nesse caso não teria vantagem nenhuma em usar a procedure.
Mesmo a preguiça de digitar o comando toda hora...rs
Brincadeiras a parte, no caso da procedure você perderia uns poucos milissegundos no processo de chamar ela e ela começar a executar.
De resto, seria igual.

Grande abraço.

Luiz Santos

Luiz Santos
Responder

Mais Posts

27/10/2016

Calebe Menezes

Hahahaha. Isso mesmo, você entendeu certo. A minha preocupação seria no caso de uma diferença muito grande de performance (no meu caso, alguns segundos). Acho que milisegundos não seria um problema tão grande para mim. O que acha Luiz? Acha melhor eu usar o SELECT puro mesmo, ou posso usar a procedure sem problemas? Lembrando que tenho milhões de dados...
Responder

27/10/2016

Luiz Santos

Caleb, o que vai influenciar em performance nesse caso é se você está utilizando a chave primária completa da tabela ou algum campo indexado.
Se sua consulta utilizar mais de uma tabela, uma quantidade especifica de campos (diferente do total), um filtro de valor fixo ou como você mesmo falou, o uso recorrente, acho que seria mais interessante (e útil) criar uma View dessa consulta e não uma procedure.

Grande abraço
Responder

28/10/2016

Calebe Menezes

Hum obrigado!

Vão ter casos que precisarei de mais de uma tabela sim.

Suas dicas ajudaram bastante, vou implementar aqui para ver qual é.

Valeu Luiz Santos!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar