Vale mais a pena investir em aplicativos híbridos do que em nativos?

10/04/2017

0

Fala pessoal, trago aqui algo que acredito ser uma discussão atual.

Hoje em dia vejo as pessoas falando que os aplicativos híbridos são melhores devidos a implementação, que fica mais fácil e também pela manutenção que fica mais suave.

Eu queria saber a opinião de vocês para ver se realmente essas vantagens são um ganho de fato. Se verdadeiramente é melhor optar pelo híbrido ao invés do nativo.

Será que em questões de performance e em outras questões os apps híbridos não podem chegar a ser uma desvantagem?
Eduardo Farias

Eduardo Farias

Responder

Post mais votado

04/05/2017

Fala Eduardo, beleza brother?

No meu ponto de vista não consigo ver uma desvantagem potencial nos apps híbridos.

Em questão de custo benefício, acredito ser uma das melhores soluções no momento, sem mencionar a curva de aprendizado que é menor devido devido você trabalhar com HTML, CSS e JavaScript.

Um dos "problemas​" é que não é possível usar os recursos do SO, como câmera, GPS etc. Porém isso é fácilmente solucionado com os frameworks disponíveis como o Ionic, Cordova ou o Xamarim.

Espero ter ajudado, abraços :)

Fernando Gaspar

Fernando Gaspar
Responder

Mais Posts

09/05/2017

Eduardo Farias

Olá Gaspar. Exato!

Me parece que do ponto de vista o custo da manutenção do aplicativo híbrido deve ser menor, visto que você só precisaria de um programador que faria um código para rodar em diferentes sistemas (Android, Windows e IOS) certo?

Isso faz muita diferença, porque se for partir para o aplicativo nativo então, você teria que ter conhecimento em linguagens diferentes para programar para sistemas diferentes.

Isso é um ótimo benefício.

Agora a questão central da minha dúvida é se de fato não existe desvantagem na adoção do híbrido ao invés do nativo. Porque me parece meio difícil não haver uma vantagem no nativo que no híbrido não tenha.

Enfim, quero saber qual é o melhor investimento para se fazer nesses atualmente, apesar do híbrido "estar na moda".
Responder

10/05/2017

Diego Silva

Olá Eduardo, complementando com minha opinião acredito que seja uma vantagem sim. Não que seja ruim criar os aplicativos com recursos nativos. Mas os recursos híbridos vieram oferecendo uma maior facilidade tanto na construção e na manutenção do aplicativo.
Com HTML, CSS e JavaScript é possível criar um.

Te recomendo o uso de recursos como o ionic:
Curso de Ionic

Vale muito a pena o investimento! Sem contar que a curva de aprendizado para ter o conhecimento para fazer apps híbridos é muito menor do que fazer os apps nativos para as mais diversas plataformas.

Espero ter ajudado!
Responder

26/05/2017

Eduardo Farias

Opa Diego!

Obrigado pela recomendação :)

Mas antes de pegar o ionic (no caso o ionic 2) acredito que é melhor pegar o Angular antes pelo menos :)

Já to vendo isso a um tempinho, e é uma parada que vale muito a pena mesmo :)
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar