Vamos discutir sobre o Padrão MVP?

09/02/2006

0

Alguém aqui já desenvolveu algum sistema em Delphi utilizando o padrão MVP(Model-View-Presenter)? Quero trocar algumas idéias e tirar algumas dúvidas.


Rjun

Rjun

Responder

Posts

09/02/2006

Titanius

Alguém aqui já desenvolveu algum sistema em Delphi utilizando o padrão MVP(Model-View-Presenter)? Quero trocar algumas idéias e tirar algumas dúvidas.


Amigo Rjun, o que vem a ser isso? É um modelo de interface?


Responder

09/02/2006

Rjun

Seria uma abstração dos dados e de como eles são exibidos. No Delphi normalmente trabalhamos com tudo dentro do Form. Na maioria dos casos, o código responsável pelo tratamento dos eventos e controle de fluxo da Janela fica dentro de uma mesma classe. Temos então uma quebra de camadas: a View não deve conhecer nem o modelo que representa e nem a lógica de apresentação, já que temos alguns tipos de ação na lógica de apresentação que são regidas pelo domínio do problema em questão. Outro problema de manter tanto o código de montagem da tela quanto o tratamento de eventos é uma classe extremamente grande, difícil de manter, difícil de expandir e com código de impossível reutilização.

Ai que usamos o padrão MVP. O foco principal do MVP é separar a lógica de apresentação da apresentação em si. Com isso, conseguimos alternar entre diferentes apresentações facilmente, através da reutilização da lógica de apresentação. Além disso, conseguimos realizar testes na classe responsável pela lógica de apresentação sem precisar utilizar a View para isso. Ganhamos também no quesito manutenção, já que as responsabilidades foram divididas em mais classes especializadas e fáceis de entender.

Texto extraído de: http://www.javafree.org/content/view.jf?idContent=91


Responder

09/02/2006

Titanius

Hum.. isso eh muito interessante, eh parecido com algo que estou tentando fazer a muito tempo e nao consigo..:D vamos ver o andar da discussão.

Obrigado.

[]s


Responder

09/02/2006

Massuda

Sei que seu objetivo é discutir o assunto, mas só posso indicar o [url=http://www.carterconsulting.org.uk/]site da Joanna Carter[/url] (TeamB) que tem algum material (em inglês) sobre MVP (procure no menu à esquerda da janela).


Responder

09/02/2006

Rjun

Massuda

Obrigado pelo link. Vai levar um certo tempo para ler todos aqueles artigos. Agora para descontrair, que JABURU é essa Joanna Carter.

E pessoal, estou aguardando postagens para que possamos ter uma discussão produtiva. Acredito que esses tipos de padrões sejam mais dificeis de aplicar em Delphi, mas com certeza alguem já deve ter usado.


Responder

10/02/2006

Rjun

up


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar