VB.net assola Delphi for .net aos poucos...

17/03/2005

0

[img:f90954e8b4]http://msdn.microsoft.com/msdn-online/shared/graphics/left_bnr_vbasic.jpg[/img:f90954e8b4][img:f90954e8b4]http://msdn.microsoft.com/msdn-online/shared/graphics/right_bnr_vstudio.jpg[/img:f90954e8b4]

Inaugurando me pergunto...: futuramente falando...
VB.Net terá mais força que o Delphi for .Net, por ser nativo do fabricante do Framework e monopólio...?


Nerdex

Nerdex

Responder

Posts

17/03/2005

Ericksasse

Sou desenvolvedor Delphi desde a primeira versão. Nunca usei VB e não pretendo usar. O Delphi é uma ferramenta muito superior, mas...

O VB sempre teve um mercado maior que o Delphi.


Responder

22/03/2005

Elter.teodoro

Sou desenvolvedor Delphi desde a primeira versão. Nunca usei VB e não pretendo usar. O Delphi é uma ferramenta muito superior, mas...

O VB sempre teve um mercado maior que o Delphi.

Aqui no brasil, isto tambem acontece ?


Esperientei o Visual Studio.NET e sem nenhum parcionalismo , achei delphi 2005 muito superior , abrir os dois juntos consequi maior produtividade com delphi 2005 .


Responder

28/03/2005

Sergio Carvalho

Concordo com o fato de que a produtividade do Delphi é melhor, até pelo fato de estar usando ele ha uns 10 anos.

O problema é que acabei esbarrando em um detalhe citado pelo NerdeX: o fato da MS ser a desenvolvedora do framework. Explico: preciso desenvolver uma AFV para pocket PC, pensei em usar o Delphi 2005 pois ele suporta .net. mas aí descobri que ele não suporta o .net compact framework que é usado pelo Windows Mobile. Resultado, vou ter de usar o VB.net, não tem jeito porque a própria Borland não dá nenhuma perspectiva de suporte a curto prazo ao compact framework.

ai ai, to eu usando o VB ... :cry:

Fui ... 8)


Responder

31/03/2005

Crmovio

me desculpem mas na minha opnião linguagem bom ou superior é aquela que vc sabe e não um ponto de vista de mercado somente, se vc trabalha em uma empresa que se baseou no Delpihi o delphi será para ela e todos os seus funcionários a melhor linguagem do mundo, idem para o VB, ou C# ou Centura ou C++ ou qualquer outra acho que o que vale a pena resaltar é que um depende do outro para evoluir tanto o Delphi como o VB.
Pois o Delphi até na sua versão 8 não era 100¬ OBJ enquanto o vb ate sua versão 6 era voltado totalmente a eventos, agora nessa nova versão o VB.net (Vb.net 2005) e o delphi 2005 ambos estão voltados a obj isso é muito bom para nos programadores pois num futuro talvez poderemos interagir um com o outro melhorando a qualidade e espalhando o conhecimento a todos que programam.
Quanto a produtividade isso é muito relativo pois quem veio do delphi sempre sera muito mais produtivos em delphi e da mesma forma em vb, não que um não possa ser um excelente profissional nas duas ferramentas.
Vamos encarar o Delphi ou VB com uma simples ferramente e que a real diferênça somos nos programadores, pois são nossas ideias que estão fazendo com que um programa funcione como deveria.

Um abraço pessoal e vamos abrir mais tópicos para podermos nos ajudar


Responder

31/03/2005

Ericksasse

Não concordo contigo.

Se você dominar ASP e não souber nada de ASP.NET, não quer dizer que ASP é melhor e superior que ASP.NET só pq vc não conhece ASP.NET.

Ela pode ser SUA melhor opção para desenvolver alguma coisa, mas ela continua sendo inferior e pior que ASP.NET. :D

No fundo o que importa é o esforço necessário para chegar a um mesmo resultado final.


Responder

31/03/2005

Crmovio

se vc sabe Asp vc ira migrar para Asp.net e não para PHP que são linguagens completamente diferentes que o caso de Delphi e VB , pois o VB.Net é uma evolução na linguagem e conceitos que ja estavam ultrapassados.
Não questiono o poder de uma linguagem mas vc deveria valorizar o seu conhecimento por exemplo vc sempre desenvolveu em Delphi agora vc vai migrar para Delphi.Net (2005) e não para vb.net esta envolução não é poque essa ou aquela linguagem é melhor ou pior e sim uma reciclagem profissional (Update de Conhecimento) para se manter no mercado de trabalho.
Vc pode ter certeza de uma coisa se vc é um bom desenvolvedor nas versões anteriores do Delphi vc sera tb nesta ultima, o que acho é que a comparação de linguagens é errado dizer que essa ou aquela, é isso ou aquilo, vc sempre será excelente uma e bom em outro e em outra pode nem entender nada apenas forma opniões de teste que nem sempre condiz com a realidade, na minha opnião as duas linguagens são de excelente qualidade e cada uma tem suas particularidades que conquistam umas pessoas e outras fazem com que a odeie, não tenho nada contra nenhuma dessa inguagens, pois desenvolvo em ambas e o que posso afirmar é que a que der o menor custo beneficio daqui para frente podera se tornar a lider de mercado.


Responder

31/03/2005

Ericksasse

Lógico que nosso conhecimento importa, mas não é isso que está sendo discutido. Portanto, deixando isso de lado, as linguagens/ferramentas são comparadas pelos recursos que elas proporcionam e foi baseado nisso que disse que o VB é historicamente inferior ao Delphi mas mesmo assim sempre foi mais usado, devido a influência da MS no mercado.


Responder

31/03/2005

Pehdepano

Imagine que a cada mudança de mercado você tenha que aprender uma nova linguagem. Não estou falando em aprender a escrever alguns trechos de código. Estou falando em ser produtivo. Se vc está na faculdade e ainda não trabalha é possível que vc aprenda a várias linguagens. A partir do momento em que vc tiver de produzir ´software de qualidade´, vc não terá mais tempo para ficar atirando para todos os lados.

Eu, hoje, me sinto seguro em continuar usando o Delphi sem me preocupar com o mercado. A Borland tem um histórico muito favorável com relação a comunidade. O Delphi já está trilhando o DOT NET e aponta para um bom mercado, isso, sem falar que é uma das poucas ferramentas RAD presentes no Linux(Kilyx).

Vou mais longe. Creio que mais importante do que a tecnologia é a obtenção de conhecimentos sólidos que independem do agora. Um exemplo disso é a OO(orientação à objetos), você pode usá-la com Java, C#, Delphi, SmalTalk(OO Pura), C++ e outras. A ferramenta passa a ser somente um detalhe.

No final, o importante não é a língua que você fala, o importante é passar a menssagem.


Responder

31/03/2005

Ericksasse

Perfeito! Concordo com cada palavra! :D

Mas acho que o ponto que o cara que criou esse tópico queria abordar não é esse. Ou eu entendi errado.

O ponto é, o VB é mais forte no mercado do que o Delphi. Sempre foi e provavelmente sempre será. A Borland nunca terá tanto poder (financeiro, político, etc) como a MS.


Responder

03/04/2005

Elter.teodoro

Aqui no Brasil especificamente existem algum pesquisa oficial que comprova o uso do VB em Relacao ao delphi ?

Um programador VB e mais ou menos valorizado que o programador Delphi , autalmente estou com o delphi e estou contente, mas se o VB me possibilitar mais mercado e/ou salario , mudarei para VB.


Responder

03/04/2005

Ericksasse

Se existe tal pesquisa eu não conheço, mas talvez um bom termômetro seja pesquisar nos sites de empregos online e ver qual oferece mais vagas e salários.


Responder

18/11/2005

Mario_n

Trabalhei com VB da versão 3 até a versão 6, em 98 mudei para o Delphi então na versão 4 e uso hoje a 2005. Sem dúvida alguma a Borland produziu a melhor ferramenta de desenvolvimento da atualidade, porém preocupa-me os caminhos tomados em relação a sua evolução.
Inicialmente foi a derrapada com relação CLX (bibliotecas para compatibilidade com o desenvolvimento Linux - Kylix) que foi descontinuada e me parece que o Kylix também ficou na geladeira, depois o Delphi 8 separado do 7. Agora a Borland planeja lançar o Dexter (Delphi 2006) suportando ainda o .Net Framework 1.1 e só planeja implementar o suporte ao recém lançado .Net Framework 2.0 na versão 2007 (leia-se final de 2007, inicio de 2008). A Microsoft acaba de lançar o Visual Studio (VB, C++, C# etc) e o excelente Web Developer 2005 todos trabalhando sob o 2.0 NET Framework. A Borland se não lançar algum update para o Delphi 2006 (a ser lançado ainda, e que só suportará o 1.1 NET) vai perder uma legião de adeptos. Não gostaria de trocar de ferramenta. Mas é incrivel o que Visual Studio Express (é gratuito - é mole?) faz com o 2.0 Net.
Quanto a desenvolvimento em ASP.NET o Web Developer é muito bom, algo que O Delphi não tem acompanhado, até mesmo para ferramentas gratuitas como o WebMatrix.


Responder

23/11/2005

Romulocpd

Pessoal, deixa eu deixar minha opinião aqui.

Sou desenvolvedor VB6 a 6 anos e hoje garanto meu emprego aqui em Macaé o dia todo desenvolvendo VB6 com SQL Server e não tenho oque reclamar dela.

Uso o Delphi em projetos externos a empresa ( e tenho 3 clientes) e sou muito satisfeito. A produtificade do Delphi é muito muito maior que a do VB porém EU, (EU DISSE EU pra nao dar problemas) não gosto desta forma ´automatica´ do delphi trabalhar, conectando tudo a data modules e deixando tudo ´ligado´.

O Delphi tem a OO que foi uma falha gigantesta da MS. Este dias conversei com um amigo sobre isso e vi que para programadores Delphi a mudança para o .Net é relativamente tranquila (posso estar errado...), mas do VB pro VB.Net foi realmente reaprender tudo praticamente do zero. Isso foi culpa da MS na má implementação do VB. Eu gosto mt de Vb, acho uma linguagem muito fácil de trabalhar, porém por questões comerciais estou indo para o Delphi por questão que esta linguagem me proporciona um código de melhor qualidade devido a OO.

No Delphi eu crio todas as classes namão.. classe de conexão, classes de regrs den egócios, clsses controladoras de interface. Desta forma eu tenho o controle da situação. Já tentei usar Data Modules e sinceramente nao gostei, mas isso é coisa minha. Com estas classes tenho um sistema que funciona com qualquer banco de dados que eu queira sem problemas.

O que vejo mesmo é a diferença da Borland com a MS. A Borland faz um produto para sua comunidade de desenvolvedores, e por isso o Delphi é uma ferramenta mt poderosa. A MS tem uma ferramenta muito boa porém ela é feita para ser vendida e não para quem realmente utiliza ela.

Agora.. nao acho que se tenha a melhor ou pior, o que já foi dito é correto. A produtividade que conta e isso é do IDE e nao da linguagem em si!. O VB é foda.. como o Delphi é foda.. mas por questões de recursos da linguagem (OO) eu estou migrando para o Delphi (nada de .Net.. estou na Win32 ainda.. quero espearo .Net definir seus padrões logo).

Acho que o pensamento é: Digamos que tenho 10 clientes com meu sistema em VB e estao rodando tranquilo.. Afinal.. pra que vou ter q fazer meu sistema, minhas ideias em otura linguagem só por que ela está sendo bemfalada? Se o sistema atende entao deixa ele lá trazendo lucros a você.

Um grande abraços a todos!

Romulo Oliveira
Macaé/RJ


Responder

29/11/2005

Abramo

Já trabalhei com VB5 e 6 por uns 3 anos, mas atualmente só trabalho com Delphi, pois considero mais o Delphi bem mais produtivo e até mais fácil para trabalhar, no sentido de que vc escreve menos, consegue uma estruturação melhor e tem à sua disposição componentes de excelente qualidade que simplificam muito o trabalho. Sim, eu acho mais fácil trabalhar com Delphi do que com VB (ao contrário da opinião generalizada de que ´VB é mais simples que Delphi´).

Além disso o VB 6, enquanto ferramenta para a plataforma win32, meio que parou no tempo já fazem uns 7 anos, devido ao total redirecionamento da MS para o .Net. Neste meio tempo tivemos 3 versões de Delphi voltadas para a plataforma win32. (E eu ainda não tive necessidade de sair desta plataforma).

Mas quanto ao produto final, ou seja, a qualidade do produto que o cliente vê e usa, não tenho qualquer distinção, ambos cumprem o objetivo.

Bom, isso tudo isso acima ERA válido até o sugimento da plataforma .Net... Mas o mundo dá suas voltas...

Falando em .Net, temos uma plataforma é padrão, o IDE idem, e as classes também, não interessa tanto, em termos de produtividade, qual linguagem vc usa. Seja VB.Net, C# ou Delphi.Net, o que realmente interessa é que tudo gira em torno de um repositório de classes de uso padronizado (ou pelo menos deveria ser assim, corrijam-me se errado). A linguagem em si torna-se apenas uma questão de ´gosto sintático´, apenas um aspecto menor. (Aliás, pelo que li tanto o VB.net como o Delphi.net geram um código intermidiário em C, isso é correto?)

O pessoal do Delphi tenderá a usar o Delphi.Net (Digo Delphi 2005), e o pessoal do VB 6 a usar VB.net apenas para acelerar a migração, o que é correto visto que nenhuma mudança brusca é muito produtiva e convenhamos, já que o ambiente, o núcleo e a aplicação final serão os mesmos, não faz muita diferença entre usar uma coisa ou outra. É certo que os programadores VB terão mais dificuldade para a migração, já que mudarão muitos conceitos, e os de Delphi nem tanto. Mas é só uma fase a superar.

Portanto, no mundo .Net acho que não haverá briga entre Delphi e VB, serão apenas duas ´cores´ da mesma coisa.

Acho que a briga mesmo será entre plataformas: .Net e Java !!

Eu pessoalmente prefiro Java, - não pela linguagem, estou falando de plataforma - mas pela filosofia, ou seja, ser um padrão aberto e rodar em qualquer SO. O .Net está atrelado ao Windows e eu não gosto disso, não vejo com simpatia nada atrelado a um produto ou a uma empresa, seja o que for. (Aliás, eu considero, sob determinada perspectiva, que o Java é uma antítese do .Net: O Java é linguagem que roda em qualquer SO, já o .Net é uma coleção de linguagens que rodam num SO específico)

Só que em termos de produtividade, o pouco que mexi com Java e .Net me deixaram a nítida impressão de que a produtividade da solução da MS é maior. Convenhamos, Java exige uma uma curva de aprendizado mais lenta até a obtenção de produtividade, e essa produtividade é menor do que em .Net, pois programar em Java é um trabalho árduo e penoso, e as IDEs para Java me parecem ainda que estão um pé atrás, mesmo a mesmo as mais sofisticadas como Eclipe ou NetBeans.

Bom, só o futuro mesmo vai dizer quem vai ganhar essa parada.


Responder

03/12/2005

Gpfranca

[img:ed7f5229e2]http://msdn.microsoft.com/msdn-online/shared/graphics/left_bnr_vbasic.jpg[/img:ed7f5229e2][img:ed7f5229e2]http://msdn.microsoft.com/msdn-online/shared/graphics/right_bnr_vstudio.jpg[/img:ed7f5229e2] Inaugurando me pergunto...: futuramente falando... VB.Net terá mais força que o Delphi for .Net, por ser nativo do fabricante do Framework e monopólio...?


A Microsoft, até a sua versão 5, tentou enganar a todo mundo (aqueles que não entendem muito de programação) que sua linguagem era orientada a objetos. Em 2001 ela disse claramente que não era (o que já sabiamos). Isso p/ mim ela sepultou o VB. Hj o VB.Net tem uma estabilidade economica, mas servir p/ disputar com o Delphi em questão de desenvolvimento, acho q isso jamais.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar