Verificar tabelas dependentes

23/10/2006

0

Gostaria de saber se existe algum comando no sql que retorne o nome de todas as tabelas dependentes de uma outra tabela.

Preciso disso para fazer uma validacao no meu cadastro de clientes, ou seja, antes de deletar um cliente, verificar todas as dependencias.

Abraço!


Vispo

Vispo

Responder

Posts

24/10/2006

Raserafim

se no banco vc coloca todos os relacionamentos direitinho, ou seja, faz tudo com integridade referencial, então ao tentar deletar um registro em uma tabela que tenha registros associados a este registro que vc está tentando apagar, aí ocorrerá uma excessão.
vc não precisa varrer as tabelas para verificar isso.
o banco faz automaticamente.


Responder

26/10/2006

Vispo

Realmente, ele gera uma excessão do tipo EOleException, eu gostaria de saber se tem como eu saber o que gerou essa excessão? Se foi falha de conexão com o banco, violação de integridade etc...assim eu poderia informar para o usuário exatamente o que está causando o erro.


Responder

27/10/2006

Raserafim

no erro exiete também uma mensagem. vc pode tratar o erro com base no que está escrito nesta mensagem através do comando POS .

ex:
  if E.ClassType = EConvertError then
  begin
    if Pos(´is not a valid date´, E.Message) > 0 then
      Application.MessageBox(´Esta data não é válida.´, ´Aviso: data inválida!´, MB_OK + MB_ICONSTOP);
  end;



Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar