Vocês utilizam UML em seus trabalhos, atualmente?

23/02/2017

0

Vocês utilizam UML em seus trabalhos, atualmente? Qual a importância para vocês programadores?
Glauco

Glauco

Responder

Post mais votado

24/02/2017

Fala Glauco, beleza?

Então camarada a minha opinião é a seguinte:

Acho muito legal ter um trabalho documentado, acredito que agrega valor para o projeto que está sendo criado.

Só que hoje em dia ficou um pouco "inviável" aplicar a documentação na prática.

Isso porque é um trabalho que quando bem pensado é demorado, gera mais custos. e dependendo da mudança que o projeto sofrer, a documentação anterior pode ser descartada...

Imagina só isso rs.

Eu não tiro a importância do UML, mas tem esses contras aí.

Espero ter ajudado!

Calebe Menezes

Calebe Menezes
Responder

Mais Posts

01/03/2017

Glauco

Beleza, Calebe.
Concordo com você e sinto falta de ter mais uso do UML na prática de desenvolvimento, atualmente utilizo: diagrama de casos de usos ,classes e banco de dados.
Já existe uma forma de deixar a documentação dinâmica, seria através do desenvolvimento BDD, que é uma das vantagens dele.
Segue o link :https://www.devmedia.com.br/desenvolvimento-orientado-por-comportamento-bdd/21127
Responder

02/03/2017

Calebe Menezes

Hum, valeu pelo link, dessa eu não sabia.

Pois é cara, eu acho a documentação como algo que "agrega valor", mas o custo dela em muitos casos se torna pesado.

Tem alguns que investem ainda, mas acho que são bem poucos hoje em dia.
Responder

03/03/2017

Robson Cavalcante

Fala Glauco,

Cara eu particularmente nunca utilizei, mas já ouvi falar que é importante seu uso. Mas nunca apliquei nos meus projetos.
Responder

17/03/2017

Glauco

Excelente observação. Vlw
Responder

17/03/2017

Angelo Santos

Olá Calebe, Boa noite !

Então, acredito que seja muito importante no projeto de desenvolvimento de software a criação dos artefatos necessários para seu desenvolvimento, tais como Detalhamento de Requisito, Diagramas UMLs, DER, dentre outros.

Sendo uma linguagem de modelagem, a UML é utilizada para visualizar, especificar, construir e documentar projetos de softwares. Na modelagem são destacados as características ou comportamentos de um software que se quer desenvolver. Sendo de grande importância para a análise de requisitos uma vez que auxilia a especificar as características e funcionalidades que o software deverá prover para o seu perfeito funcionamento. E ainda, melhora a compreensão em relação ao sistema para com seus stakeholders.

Um projeto bem elaborado e bem documentado torna-se um sistema bem desenvolvido e de fácil manutenção. Muitas empresas de grande porte adotam a elaboração da documentação do sistema.

Um exemplo da falta de documentação de um sistema desenvolvido é a perda de tempo para dar manutenção, pois sem o conhecimento das funcionalidades e das regras de negócio existentes daquele sistema torna-se mais demorado e custoso dar manutenção.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar