Array
(
)

Winexec com problema

Edilcimar
   - 14 mar 2006

Tenho o seguinte comando para zipar arquivos
WinExec(PChar(´C:\Arquivo de Programas\WinZip\WinZip32, etc
no meu computador funciona, no do cliente funcionava e de uma hora para outra parou de funcionar (não sei o que ele fez), simplesmente não reconhece o ´nome grande´, se trocar para c:\arquiv~!\winzip\winzip32 ele volta a funcionar, alguém sabe qual é o problema? O Windows é o XP

Paullsoftware
   - 14 mar 2006

olá Eldicimar, tente substituir o comando WinExec() por essa procedure que fiz depois de ter problemas semelhantes ao seu...

#Código

procedure ExecProg(Nome, Parametros: String; Janela:Integer);
Var
Comando: Array[0..1024] of Char;
Parms: Array[0..1024] of Char;
begin
Nome := ´"´ + Nome + ´"´;//Coloca o endereço entre aspas, deve ser usado em path´s muito longas...
StrPCopy (Comando, Nome);
StrPCopy (Parms, Parametros);
ShellExecute (0, Nil, Comando, Parms, Nil, Janela);
end;

espero ter ajudado :wink:

Turbo Drive
   - 14 mar 2006

Aproveitando a dúvida do nosso colega, vc poderia colocar um exemplo de como se utiliza esta procedure para o winzip ?

Grato pela atenção.

Turbo Drive
   - 14 mar 2006

Aproveitando a dúvida do nosso colega, vc poderia colocar um exemplo de como se utiliza esta procedure para o winzip ?

Grato pela atenção.

Edilcimar
   - 14 mar 2006

Ok, PaullSoftware, mas vc sabe o porquê deste problema?

Edilcimar
   - 14 mar 2006

e acabei de descobrir que em um dos computadores mesmo com o nome ´curto´, c:\arquiv~1\winzip\winzip32 não funciona!

Paullsoftware
   - 14 mar 2006

Citação:
Ok, PaullSoftware, mas vc sabe o porquê deste problema?

Normalmente o Windows se encarrega de substituir espaços em branco por ~ tipo assim:

para acessar a pasta C:\Paulo Ricardo\Arquivos muitas vezes ele faz assim: C:\Paul~1\arquivos e na época do dos para se acessar paths que continham espaços era preciso colocá-lo entre aspas assim:
´C:\Paulo Ricardo\Arquivos´ entedeu?

Edilcimar
   - 14 mar 2006

1) no DOS eu sei que ele transforma o nome grande em nome pequeno, com 8 caracteres
2) tem computador que está aceitando nome grande, tem computador que está aceitando nome pequeno e tem computador que não está aceitando nem o nome grande nem o nome pequeno
3) o meu comando do winexec() está entre aspas
Eu sempre achei que o xp não trocasse o nome grande pelo pequeno, e pelo tipo de erro que está dando não creio que seja este relamente o problema, mas sim um outro que não descobri

Martins
   - 14 mar 2006

Citação:
e acabei de descobrir que em um dos computadores mesmo com o nome ´curto´, c:\arquiv~1\winzip\winzip32 não funciona!

Interessante isso Edilcimar, vc já tentou pelo prompt? Tente colocar no prompt assim:

´C:\Arquivo de Programas\WinZip\WinZip32... etc´

coloque entre aspas.

Boa sorte!!!

Edilcimar
   - 14 mar 2006

se eu colocar no ´executar´ do windows, na máquina onde o winexec não funciona dentro do programa, o comando c:\arquivos de programas\winzip\winzip32 não funciona, porém se colocar entre aspas funciona, mas dentro do meu programa ele está com aspas, e na máquina onde o nem longo nem nome curto não funcionam, o executar do windows funciona normalmente entre aspas

Edilcimar
   - 14 mar 2006

se eu colocar no ´executar´ do windows, na máquina onde o winexec não funciona dentro do programa, o comando c:\arquivos de programas\winzip\winzip32 não funciona, porém se colocar entre aspas funciona, mas dentro do meu programa ele está com aspas, e na máquina onde o nem longo nem nome curto não funcionam, o executar do windows funciona normalmente entre aspas

Edilcimar
   - 15 mar 2006

sobe

Martins
   - 15 mar 2006

Citação:
sobe

Muito estrranho isso aí viu Edilcimar, poderia ser vírus ou alguma config. do Windows?

Pq nunca vi isso.

Edilcimar
   - 15 mar 2006

Não sei se tem virus ou se é uma configuração do windows, mas talvez seja configuração do windows, pois todos os computadores do cliente estão em rede e em cada um acontece uma das coisas, e no meu computador está funcionando perfeitamente

Martins
   - 15 mar 2006

Citação:
Não sei se tem virus ou se é uma configuração do windows, mas talvez seja configuração do windows, pois todos os computadores do cliente estão em rede e em cada um acontece uma das coisas, e no meu computador está funcionando perfeitamente

Então pode ser a config. mas é estranho, não caberia encontrar outra solução para esse problema?

Podemos tentar.

Aroldo Zanela
   - 15 mar 2006

Colega,

Fiz algumas pesquisas para ver se alguém na comunidade internacional já tinha passado pelo problema e infelizmente, não encontrei nada. Esta funcionalidade da API (Kernel32) já não é recomendada há algum tempo e ShellExecute deve ser usada em sua substituição.

Mesmo assim, encontrei uma função escrita por Pat Ritchey (TeamB) e aprimorada por Xavier Pacheco (TeamB) para executar um processo e aguardar sua finalização. Como não se trata de uma API, podemos efetuar qualquer correção que seja necessária.

#Código

function WinExecAndWait32(FileName:String; Visibility : integer):
LongWord;
var { by Pat Ritchey }
zAppName:array[0..512] of char;
zCurDir:array[0..255] of char;
WorkDir:String;
StartupInfo:TStartupInfo;
ProcessInfo:TProcessInformation;
begin
StrPCopy(zAppName,FileName);
GetDir(0,WorkDir);
StrPCopy(zCurDir,WorkDir);
FillChar(StartupInfo,Sizeof(StartupInfo),#0);
StartupInfo.cb := Sizeof(StartupInfo);
StartupInfo.dwFlags := STARTF_USESHOWWINDOW;
StartupInfo.wShowWindow := Visibility;
if not CreateProcess(nil,
zAppName, // pointer to command line string
nil, // pointer to process security attributes
nil, // pointer to thread security attributes
false, // handle inheritance flag
CREATE_NEW_CONSOLE or // creation flags
NORMAL_PRIORITY_CLASS,
nil, //pointer to new environment block
nil, // pointer to current directory name
StartupInfo, // pointer to STARTUPINFO
ProcessInfo) // pointer to PROCESS_INF
then Result := WAIT_FAILED
else begin
WaitforSingleObject(ProcessInfo.hProcess, INFINITE);
GetExitCodeProcess(ProcessInfo.hProcess, Result);
CloseHandle( ProcessInfo.hProcess );
CloseHandle( ProcessInfo.hThread );
end;
end;

Edilcimar
   - 15 mar 2006

Ok, grato, vou testar os 2 processos passados, pelo PaullSoftware e Zanela, para ver se funcionam no cliente, mas a dúvida continua!

Aroldo Zanela
   - 15 mar 2006

Colega,

Encontrei outra funçao aqui na JCL (Jedi), mais especificamente na unit JclMiscel.

#Código

function WinExec32(const Cmd: string; const CmdShow: Integer): Boolean;
var
StartupInfo: TStartupInfo;
ProcessInfo: TProcessInformation;
begin
FillChar(StartupInfo, SizeOf(TStartupInfo), #0);
StartupInfo.cb := SizeOf(TStartupInfo);
StartupInfo.dwFlags := STARTF_USESHOWWINDOW;
StartupInfo.wShowWindow := CmdShow;
Result := CreateProcess(nil, PChar(Cmd), nil, nil, False,
NORMAL_PRIORITY_CLASS, nil, nil, StartupInfo, ProcessInfo);
if Result then
begin
WaitForInputIdle(ProcessInfo.hProcess, INFINITE);
CloseHandle(ProcessInfo.hThread);
CloseHandle(ProcessInfo.hProcess);
end;
end;

Martins
   - 16 mar 2006

Sei q várias soluções já foram postadas e vão ser testadas por isso gostaria de sugerir o uso da variavel CmdLine.

encontrei esse exemplo e não tive tempo de testar, mas vc poderia dar uma olhada.

#Código

function ExecAndWait(const FileName, Params: string;
const WindowState: Word): boolean;
var
SUInfo: TStartupInfo;
ProcInfo: TProcessInformation;
CmdLine: string;
begin
{ Coloca o nome do arquivo entre aspas. Isto é necessário devido
aos espaços contidos em nomes longos }
CmdLine := ´"´ + Filename + ´"´ + Params;
FillChar(SUInfo, SizeOf(SUInfo), #0);
with SUInfo do begin
cb := SizeOf(SUInfo);
dwFlags := STARTF_USESHOWWINDOW;
wShowWindow := WindowState;
end;
Result := CreateProcess(nil, PChar(CmdLine), nil, nil, false,
CREATE_NEW_CONSOLE or NORMAL_PRIORITY_CLASS, nil,
PChar(ExtractFilePath(Filename)), SUInfo, ProcInfo);

{ Aguarda até ser finalizado }
if Result then begin
WaitForSingleObject(ProcInfo.hProcess, INFINITE);
{ Libera os Handles }
CloseHandle(ProcInfo.hProcess);
CloseHandle(ProcInfo.hThread);
end;
end;

Usa-se assim.

#Código

ExecAndWait(´c:\windows\notepad.exe´, ´´, SW_SHOW);

Boa sorte

Edilcimar
   - 16 mar 2006

Vou testar todas no final de semana, mas até agora não achei uma resposta plausível par o erro em si, afinal de contas o mesmo não se justifica (exceto o maior problema de todos chamado bill gates)

Ipc$
   - 17 mar 2006

Provavelmente vc deve ter um arquivo chamado Program.exe nessa máquina que não funciona.
Se tiver, o Winexec(Pchar(´C:\Program Files´..., executará Program.exe pq ele já encontrou o que executar. Os espaços as vezes pode complicar.