Por que eu devo ler este artigo:Este artigo descreve a dificuldade existente da aplicação da atividade de monitoramento e controle nos processos de desenvolvimento de software, apresentando como ferramentas e indicadores podem auxiliar a sua utilização constante em uma organização.

Apesar dos processos de desenvolvimentos de software indicarem atividades ligadas ao monitoramento e controle, na gestão de projetos ainda há uma carência no uso efetivo dessas atividades.

A gestão de projetos de software tem se fortalecido ao longo dos anos em razão da necessidade de garantir a qualidade e o sucesso dos projetos de software. Aliada aos conceitos clássicos da área da administração, tais como planejar, coordenar e controlar, com os elementos específicos da engenharia de software em relação aos processos de software consegue integrar os aspectos tanto organizacionais quanto técnicos.

As atividades organizacionais atribuídas à gestão de projetos de software vão desde o atendimento às necessidades do cliente em relação a um produto e/ou serviço, até o relacionamento com os envolvidos em todo o ciclo de vida do projeto, já que as atividades técnicas englobam desde as metodologias de desenvolvimento de software até a implantação propriamente dita do software.

Decidir sobre a utilização de um instrumento para aplicar as práticas administrativas principalmente em relação à gestão projetos de software torna-se adequado, pois, os ganhos que são obtidos com essa iniciativa acrescentam o aperfeiçoamento dos processos, mas existem fatores que devem ser observados.

O trabalho da gestão de projetos de software é tentar cumprir o que foi planejado. Muitos projetos fracassam em seus objetivos ou não os alcançam plenamente devido a diversos desvios ou falhas que não foram identificados no seu planejamento. Para obter mais qualidade, não só no software, mas em todo o seu processo, deve-se realizar um planejamento minucioso.

O planejamento diz como e onde a equipe deveria estar em determinado momento. O monitoramento e controle, por sua vez, consistem em acompanhar as atividades planejadas com a finalidade de identificar possíveis problemas ou desvios e deflagrar eventuais ajustes que possam ser necessários para fazer o projeto de volta ao seu caminho original.

Monitorar e Controlar é definido pelo o PMI (Instituto de Gerenciamento de Projetos) como “coletar os dados do projeto referente ao plano de gerenciamento, produzindo medições de desempenho e divulgando essas informações por meio de relatórios”. Dessa forma, podem ser tomadas ações corretivas quando desvios forem identificados, garantindo o atendimento dos objetivos do projeto.

Analisando o monitoramento e o controle, pode-se dizer que enquanto no monitoramento estão às atividades envolvendo o acom ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo