Do que se trata o artigo:

Este artigo aborda o tema gerenciamento de projetos geograficamente distribuídos. Para isso, apresentar o Gráfico de Burndown acessado via web para apoiar o gerenciamento destas equipes.

Em que situação o tema é útil:

Esta ferramenta permite o compartilhamento das informações de um projeto em um local único, de uma forma mais simples e acessível a todos os envolvidos. Sendo assim, ela possibilita o acompanhamento das atividades de projeto independente do fato da equipe estar toda localizada em um determinado local ou distribuída geograficamente. Desta forma, o tema é de grande importância para os gerentes de projetos que lidam com equipes separadas geograficamente, podendo acompanhar as tarefas que estão sendo desenvolvidas.

Resumo DevMan:

Este artigo apresenta uma ferramenta para disponibilizar o gráfico de Burndown via web. O objetivo é apoiar o trabalho de equipes geograficamente distribuídas através de uma ferramenta que possibilite a visualização das tarefas a serem realizadas pela equipe como um todo, independente de onde estejam localizadas fisicamente.

Autores: Rodrigo Alves de Souza e Marco Antônio Pereira Araújo

Diante da crescente globalização, observa-se a necessidade de inovação dos processos e desenvolvimentos de software, onde os mesmos consigam alcançar um patamar de qualidade elevado, tendo um bom desempenho e que se preocupem também com os prazos de entrega. Com isso, surgiram os métodos ágeis, originados de um movimento entre os desenvolvedores de software. As empresas que adotam esses métodos precisam ficar “antenadas” às crescentes dificuldades de implementação, visto que geralmente existem separações geográficas entre as equipes e seus desenvolvedores. Sendo assim, o gerenciamento das tarefas deveria ficar restrito a um único ambiente empresarial, mas não há como isso acontecer, uma vez que as organizações estão expandindo cada vez mais seus negócios, abrindo filiais em diferentes estados e até países.

Diante desse cenário, identifica-se a dificuldade de gerenciamento do trabalho em projetos comuns, com equipes separadas geograficamente, utilizando a metodologia de desenvolvimento SCRUM. Surge então a necessidade de um local único e de fácil acesso para mostrar, aos membros das equipes, o status das tarefas determinadas para cada sprint, através do gráfico de Burndown acessado via Web. Esse gráfico permite o acompanhamento das tarefas de todos os membros das equipes envolvidas em um projeto por todos os líderes de equipes.

Neste contexto, este artigo apresenta uma aplicação web que apresenta o gráfico de Burndown através da busca de informações existentes em uma base de dados com informações das tarefas, base essa alimentada pelas ferramentas DotProject e DotClient que serão detalhados mais adiante.

Gerência de projetos

Projeto pode ser descrito como o desenvolvimento de novas estruturas e processos de negócio, que tem alterada suas atividades em seu estado atual podendo incluir também a adição de novos dados, processos, tecnologia e técnicas.

Um projeto pode ainda ser definido como um esforço temporário, executado por pessoas, restringido por recursos limitados, planejado, executado e controlado, e empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo (PMBOK 2008).

Seu desafio é atingir todos seus objetivos, honrando as limitações pré-concebidas e aperfeiçoando a alocação dos recursos disponíveis. Lidam com recursos limitados que precisam ser gerenciados. As atividades de seu gerente, em geral, consistem no planejamento, monitoramento e controle e análise conclusiva.

Seu resultado pode ser satisfatório uma vez que: define objetivos, realiza um planejamento de execução, especifica custos, estipula a quantidade de pessoas envolvidas e elabora um cronograma, delimitando assim a previsão de início e término do projeto.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo