De que se trata o artigo

Objetos de banco de dados são as unidades lógicas que compõem os blocos de construção dos bancos de dados. Neste artigo você irá aprender sobre objetos de banco de dados entendendo o que eles são, como eles agem, como são armazenados e finalmente, como eles estão relacionados entre eles.

Em que situação o tema útil

Um objeto de banco de dados se refere a qualquer objeto que é utilizado para armazenar ou referenciar dados. Alguns exemplos destes objetos são: tabelas, visões, clusters, sequences e índices. Sendo assim, entender estes conceitos são um pré-requisito para aqueles que trabalham ou pretendem trabalhar com banco de dados em seus projetos de software.

Resumo DevMan

Um objeto de banco de dados se refere a qualquer objeto que é utilizado para armazenar ou referenciar dados. Este artigo abordará os seguintes assuntos relacionados a objetos em bancos de dados: esquemas, tabelas e manipulação de tabelas com a linguagem SQL.

Neste artigo você irá aprender sobre objetos de banco de dados: o que eles são, como eles agem, como são armazenados e finalmente, como eles estão relacionados entre eles. Para isto, neste artigo abordaremos os seguintes tópicos:

• Introdução a objetos de banco de dados;

• Introdução a esquemas;

• Introdução a tabelas;

• Características das tabelas;

• Exemplos de criação e manipulação de tabelas.

Objetos de banco de dados são as unidades lógicas que compõem os bocós de construção dos bancos de dados. Neste sentido, a maioria das instruções SQL que analisaremos neste artigo envolvem a manipulação de tabelas, entretanto, fique atento ao fato de que existem outros objetos de banco de dados diferente de tabelas.

Objetos de banco de dados

Um objeto de banco de dados se refere a qualquer objeto que é utilizado para armazenar ou referenciar dados. Alguns exemplos destes objetos são: tabelas visões, clusters, sequences e índices.

Schema

Um schema é uma coleção de objetos de banco de dados normalmente associada a um usuário de um banco de dados em particular. Este usuário é mais conhecido como dono do schema. Você pode ter um ou mais schemas em um banco de dados.

Resumidamente, qualquer usuário que crie um objeto no banco de dados está criando este objeto automaticamente em seu próprio schema a não ser que o usuário defina explicitamente que aquele objeto deva fazer parte de um outro schema. Desta forma, baseado nos privilégios que o usuário possui no banco de dados, ele poderá controlar um conjunto de objetos através de comandos de criação, manipulação e deleção de objetos.

Um schema pode consistir de uma simples tabela e não possui limite do número de objetos que ela pode conter, a não ser que haja algum tipo de restrição definida em seu banco de dados.

Para ilustrar estas definições, suponha que você recebeu um usuário de banco de dados e sua respectiva senha do administrador de banco de dados. O nome de usuário definido foi USER1. Suponha agora que você acessou o banco de dados e na sequencia criou uma tabela chamada EMPLOYEE_TBL. Neste contexto o nome de sua tabela no banco de dados seria USER1.EMPLOYEE_TBL. Perceba que o nome do esquema (USER1) antecede o nome da tabela (EMPLOYEE_TBL).

Entretanto, embora o nome do esquema faça parte do nome tabela, ao acessá-la utilizando o usuário que a criou, você não necessariamente precisa se referir ao nome do esquema. Assim, você pode se referir a sua tabela considerando qualquer uma das seguintes formas:


  EMPLOYEE_TBL
  USER1.EMPLOYEE_TBL 

Naturalmente a primeira forma é a mais usual e também a normalmente preferida pelo fato de reduzir a quantidade de palavras utilizadas. Entretanto, caso outro usuário esteja acessando sua tabela, este usuário precisará definir o esquema da tabela para poder acessá-la como podemos observar abaixo:


  USER1.EMPLOYEE_TBL 

A Figura 1 ilustra dois esquemas em um banco de dados relacional.

Figura 1. Esquemas em um banco de dados.

Conforme podemos observar na Figura 1, existem duas contas de usuário no banco de dados que possuem um conjunto de tabelas: USER1 e USER2. Como vimos, cada conta possui seu próprio esquema. Considerando este cenário, a Listagem 1 apresenta alguns exemplos sobre como os dois usuários podem acessar suas próprias tabelas e as tabelas do outro usuário.

Listagem 1. Acessando tabelas de outros esquemas.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo