O conceito de perfil (profile) no mundo da computação e dos sistemas de informação é bem comum, tanto no quesito programação, desenvolvimento de software, quanto mais ainda no universo de um usuário.

Usuários criam perfis o tempo todo e estes definem o salvamento de configurações únicas para aquele mesmo usuário, coisas que ele gosta de guardar, suas preferências. Estes mesmos perfis também se fazem presentes no mundo desde antes dos computadores, quando utilizamos “padrões” para definir o meio comum das pessoas, sociedades, modos e modas.

Em se tratando de softwares, mais especificamente os softwares usados para fabricar outros softwares, como os servidores web, o conceito de perfil destaca-se na importância de configurar coisas não para usuários distintos, mas para finalidades distintas dentro do ambiente web. Isto é, cada perfil conterá configurações que atenderão a demandas específicas dentro de conjunto de software web, ou do ambiente onde este software web irá ser executado.

O servidor JEE da IBM, o WebSphere, é um servidor que utiliza esse conceito de perfis que, segundo a documentação oficial, são “conjuntos de arquivos que definem o ambiente de tempo de execução”.

Criando um novo perfil

Com as ferramentas devidamente instaladas e configuradas (IBM RSA ou RAD como IDE e WebSphere como servidor JEE, aqui na versão 7.0), você estará apto para modificar os profiles criados ou criar novos profiles.

Para executar os passos aqui descritos, via documentação IBM provavelmente você irá se deparar com uma documentação ambígua e repleta de comandos via prompt de comando. Nesse caso, serão descritos aqui passos via interfaces gráficas das ferramentas, de forma a facilitar o trabalho de criação e manutenção destes perfis.

Quando fizer a instalação das ferramentas descritas acima, em um dos passos desse processo você irá criar, automaticamente, um perfil padrão, uma vez que é necessária a existência de pelo menos um perfil para que o ambiente funcione.

Para acessar a tela de gerenciamento dos perfis, dentro do RSA/RAD vá à opção de menu “Window > Preferences > Server > WebSphere Application Server”, e a tela mostrada na Figura 1 será exibida.

Tela de configuração dos perfis no WebSphere

Figura 1: Tela de configuração dos perfis no WebSphere

Note que na primeira coluna de listagem encontram-se os “local profile management”, ou seja, os gerenciadores locais de perfis. Basicamente é onde são listadas as instâncias de servidor, os runtime environments (ambientes de execução), uma vez que você poderá ter várias versões diferentes do WebSphere dentro do mesmo ambiente IDE.

Na segunda tabela de valores estão os perfis em si. Esses valores podem ser basicamente “inseridos” ou “removidos”, nunca alterados. E a criação destes perfis se dará através do botão “Run Profile Management Tool” que acionará os wizards do manageprofiles, muito comum em ferramentas IBM. Clique no referido botão e aguarde um pouco. Na tela que abrir selecione a opção “Profile Management Tool”, tal como na Figura 2.

Ferramenta de gerenciamento de perfis

Figura 2: Ferramenta de gerenciamento de perfis

Não estranhe o layout de tela diferente, isso é legado dos sistemas IBM, tais como o WSAD, por exemplo. Nela, é possível encontrar todos os perfis cadastrados, dentre outras opções como a de criar novos. Clique em “Criar...”.

Observação: note que agora a ferramenta mudou o idioma usado. Isso é normal tendo em vista os modelos padrão de instalação da IBM.

Na próxima tela, você será questionado sobre qual opção de ambiente você usará para criar este perfil. Selecione a opção “Servidor de Aplicativos” e clique em “Avançar”. Se tiver alguma dúvida acerca do ambiente correto, clique no mesmo e na caixa abaixo será exibida uma descrição do mesmo para melhor aproveitamento e entendimento por parte do usuário.

Na janela seguinte, a ferramenta perguntará qual tipo de perfil (típico ou avançado) que se deseja criar. Como você ainda é um usuário básico da ferramenta (e acredite, mesmo que não seja, vai desejar criar o típico), então deixe selecionada a opção “Criação de perfil Típico” e clique mais uma vez em “Avançar”.

Na penúltima tela você poderá selecionar um nível de segurança administrativa para o perfil criado, informando usuário e senha para tal. Caso não deseje, apenas desmarque a opção e clique mais uma vez em “Avançar”. Por fim, a última tela exibirá o resumo do que está sendo feito. Agora sim pode clicar em “Criar”. Essa opção acionará o recurso de criação que poderá demorar um pouco. Acompanhe o loading de carregamento e ao final do mesmo, a tela da Figura 3 será exibida.

Conclusão da criação de perfil

Figura 3: Conclusão da criação de perfil

Deixe a opção de ativação do console marcada e clique em “Concluir”. Com isso, a tela da Figura 4 aparecerá.

Passos de verificação dos perfis

Figura 4: Passos de verificação dos perfis

A mesma janela corresponde ao guia de passos de criação dos perfis no WebSphere. O profile precisa ser iniciado e testado para poder ser usado. Para acompanhar esse processo também cliquem na opção “Verificação da Instalação” e mais uma tela será aberta, dessa vez o próprio console (Figura 5).

Log do console de verificação

Figura 5: Log do console de verificação

Aguarde até que a mensagem “A verificação da instalação foi concluída” para ter certeza de que o perfil foi criado corretamente e, sobretudo, que está funcionando corretamente, tal como demonstrado na Figura 5. Feche as janelas até chegar ao “Management Tool” novamente. Lá, você poderá identificar que o perfil agora está criado.

Removendo um perfil

Para remover um perfil, basta que selecione o mesmo e clique na opção “Delete” na mesma tela de configuração.

Concluindo

Muitas vezes é comum questionar-se do porquê de usar tal recurso dentro de um ambiente, já que seria muito mais fácil gerenciar apenas um perfil; mas você também tem essa opção. Perfis desse tipo existem para dar mais poder e flexibilidade aos gestores de ambiente de configuração durante todo o ciclo de vida do projeto web. É bem semelhante ao conceito de “workspace” do Eclipse ou ferramentas afins. Dividir, cada um no seu quadrado, essas coisas.

Cuidado para que esse recurso não seja também o seu cárcere quando mal utilizado.

Leia também: