Por que eu devo ler este artigo:Este artigo descreve como a gestão de projetos utiliza a engenharia de software para a modelagem de produtos de software e, consequentemente, as atribuições requeridas no gerenciamento de projetos.

O objetivo principal é apresentar a aplicação quanto às técnicas, modelos, metodologias e ferramentas para a construção do produto de software em um determinado cenário. O modelo de desenvolvimento utilizado na empresa é baseado em controles institucionais.

Os cenários apresentados neste artigo são os mais usados atualmente em uma empresa de grande porte, que não possui como atividade final o desenvolvimento de software, mas que necessita ter a visibilidade para as suas áreas gestoras de projetos e negócios, verificando e acompanhando as fases, etapas e atividades previstas nos processos de desenvolvimento, comumente utilizados em várias empresas de desenvolvimento de software, tendo como premissa a construção e a manutenção de produtos e serviços que são documentados e aderentes aos normativos internos desta empresa, estipulados pelas áreas gestoras de tecnologia da informação.

Autores: Rommel Gabriel Gonçalves Ramos e Daniel Couto Gatti

As empresas de desenvolvimento de software buscam alguma forma de gerenciar os seus projetos de software, desejando ter um modelo e/ou processo de “sucesso” que possa atender todas as etapas, fases e atividades na produção do software. Entretanto, não existe uma receita que garanta à empresa alcançar este objetivo.

O SEI - Software Engineering Institute constatou que o principal problema que aflige as organizações de software é gerencial e preconizou que as organizações precisam vencer o seu buraco negro que é o seu estilo de gerenciar de maneira informal, sem métodos e sem técnicas.

Constantemente são oferecidas em diversos eventos de tecnologia da informação voltados para o gerenciamento de projetos: ferramentas, metodologias, modelos e melhores práticas que possam tornar o desenvolvimento de software mais eficaz e eficiente, tendo em vista que hoje somos muito dependentes da mão-de-obra técnica especializada para o processo de produção de software.

A gestão de projetos de software enfatiza e deixa evidente que o gerenciamento de projetos deve ser melhorado, e por isso, modelos e normas evoluíram principalmente com a inclusão de práticas gerenciais para os projetos de software como, por exemplo: o CMM para CMMI e a ISO 12207 para a ISO 15504.

O problema da indústria de software é mais gerencial do que técnico, todavia, o gerenciamento do projeto não está sendo considerado como deveria. 75% de todos os sistemas de software falham e a causa principal é o pobre gerenciamento por parte do desenvolvedor e adquirente, deixando claro que o problema não é de desempenho técnico.

Portanto, um fator preponderante ao processo de desenvolvimento de software é a gestão, pois precisamos de mais gerentes de projetos que possuam além da experiência técnica, uma fundamentação teórica e prática maior na parte de gerenciamento. Ou seja, para alcançar alguns resultados em um determinado projeto são necessárias algumas habilidades essenciais e decisivas. Uma empresa que desenvolve software precisa ter além de bons profissionais, ferramentas, modelos, técnicas e processos.

Toda empresa que desenvolve um software precisa de processos que possam ser seguidos, acompanhados, monitorados e controlados, como já preconiza algumas técnicas do gerenciamento de projetos e a própria gestão de processos. Os processos devem ser utilizados por nossas equipes de projetos, sendo essencial para alcançar aquilo que se espera de todo o produto de software que é atender as necessidades dos usuários.

Engenharia de software na gestão de projetos

A engenharia de software tem por finalidade auxiliar na construção de software da melhor maneira possível. Desde os anos 1960, quando a frase “a crise de software” foi pronunciada, muitos problemas desta área foram identificados, e muitos deles ainda persistem, tais como:

· Previsão pobre - desenvolvedores não prevêem adequadamente quanto tempo e esforço serão necessários para produzir um sistema de software que satisfaça às necessidades (requisitos) dos clientes/usuários. Sistemas de software são geralmente entregues muito tempo depois do que foram planejados;

· Programas de baixa qualidade - programas de software não executam o que o cliente deseja como consequência, talvez, da pressa para se entregar o produto. Os requisitos originais podem não ter sido completamente especificados ou podem apresentar contradições e isto pode ser descoberto mui ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo