Monitoramento da Dívida Técnica através da visualização de God Class
Este artigo discute o tema dívida técnica. Será apresentada a ferramenta GodVis, que permite a visualização de God Classes e é considerado um importante indicador de dívida em projetos.
Suporte ao aluno
Anotações
Favoritar
Concluído
2Gostei
Compartilhar
2Gostei
Favoritar
ArtigosCanal MaisMonitoramento da Dívida Técnica através da visualização de God Class
Por que eu devo ler este artigo:O controle da dívida técnica é essencial na melhoria da qualidade do software, porém a identificação desta dívida é complexa. Para facilitar este levantamento, abordagens automatizadas têm sido criadas. Um dos propósitos destas ferramentas é a detecção de code smells, que são anomalias presentes no código fonte do software. Este artigo apresenta GodVis, uma ferramenta para visualização da God Class, que é um tipo relevante de code smell na detecção de problemas de design. Os resultados da utilização da GodVis na análise do projeto Struts 2 serão apresentados.
Autores: Victor Wanderley Shyba, Nicolli Souza Rios Alves e Rodrigo Oliveira Spínola
Dívida técnica (DT) inclui aquelas
tarefas internas que você escolhe não fazer agora, mas que corre um risco de
causar problemas futuros se não forem efetuadas. Dessa forma, descreve a dívida
que a equipe de desenvolvimento assume quando escolhe um design ou abordagem
fácil de implementar no curto prazo mas com grande possibilidade de impacto
negativo no longo prazo.
Uma dívida pode ser qualquer aspecto
do software que sabemos que está
inadequado, mas não temos tempo para ajustá-lo no momento como, por exemplo:
documentação desatualizada/inexistente, testes planejados mas não executados,
defeitos conhecidos mas não corrigidos. O resultado desses artefatos imaturos é
observado em atrasos inesperados na realização de modificações necessárias e na
dificuldade em atingir os critérios de qualidade acordados para o projeto.
A
DT normalmente é inserida em projetos de software
quando se precisa optar entre manter o sistema nos padrões de qualidade ou
colocá-lo para funcionar com o menor tempo possível utilizando o mínimo de
recursos. Esses itens da DT provavelmente terão de ser pagos com juros mais
tarde no desenvolvimento do projeto. O valor da dívida se refere ao trabalho
que deixou de ser feito. Já o juro é o valor correspondente à quantidade de
esforço extra necessário para eliminar a dívida (concluir a tarefa) devido à
não conclusão dessas tarefas no momento em que surgiram. Por exemplo, ao
codificar uma classe do projeto de forma inadequada, além de ajustar aquela
classe (valor da dívida), pode ser necessário ajustar outras classes que se
relacionam com ela e que sofreriam efeitos colaterais de uma alteração nela
(juros da dívida).
Existem algumas iniciativas com
objetivo de organizar diferentes tipos de DT. Por exemplo, Martin Fowler
classificou as dívidas considerando as características: imprudente/ponderado e
intencional/não intencional. Estas características compõem o que ele chamou de Technical Debt Quadrant e permitem
classificar a dívida quanto ao fato dela ter sido inserida de forma intencional
ou não e, para ambos os casos, se ela pode ser considerada o resultado de uma
falta de cuidado ou foi inserida com cautela.
A metáfora da dívida técnica facilita
o entendimento dos custos com refatoração de código provocada por decisões
tomadas durante o ciclo de vida do software. Para este fim, utiliza termos
financeiros no intuito de explicar que a “dívida” surge através de um
“empréstimo”. Este “empréstimo” é obtido nas decisões envolvendo trocas nas
quais é favorecido, por exemplo, o tempo de entrega do produto em detrimento da
qualidade do código e das boas práticas em programação.
Os
efeitos da Dívida Técnica se manifestam em problemas tanto durante a evolução do software,
como ao longo de futuras manutenções. Eles dificultam a adição de novas
funcionalidades, facilitam o surgimento de defeitos, impactam na qualidade
externa e afetam também a arquitetura e código fonte. Assim, abrangem a
possibilidade do surgimento de diversos tipos de problemas durante todo o ciclo
de vida. Estes efeitos tanto
podem ser percebidos externamente, como o surgimento de defeitos, como podem
ser invisíveis, afetando apenas a arquitetura ou código do software. Estes
efeitos invisíveis se manifestam na forma de problemas arquiteturais,
estruturais, cobertura dos testes, alta complexidade de código, baixa qualidade
interna, surgimento de code smells, dívida de documentação e a não conformidade
com as boas práticas de programação. Por conta disto, acabam por afetar a
manutenibilidade e evolutibilidade do software, podendo até inviabilizar a sua
continuidade.
Existe
atualmente um esforço para levantar possíveis abordagens com o objetivo de
visualizar e gerenciar esta dívida. Tais abordagens tanto podem ser realizadas
manualmente como automaticamente, através de ferramentas. Contudo, é
recomendado contar com ambas as formas, pois revelam tipos distintos de dívida
técnica.
<Saiba por que programar é uma questão de sobrevivência e como aprender sem riscos/>
Perguntas frequentes
Quem somos?
A DevMedia é uma escola de formação de programadores com mais de 20 anos de mercado. Já formamos mais de 100 mil programadores. A DevMedia ensina programação web, (desenvolvimento de site e aplicativos para celulares). A programação web é a área que mais contrata programadores em todo o mundo, sendo a maior porta de entrada para a área da tecnologia.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
Nunca o mundo necessitou tanto de programadores como atualmente. Com a quarentena estabelecida pela Covid-19, lojas, restaurantes, escritórios e escolas, que tiveram suas atividades paralisadas, perceberam a urgente necessidade de adaptar seus negócios para o mundo digital.Em contrapartida as empresas de tecnologias, durante esse período, cresceram como nunca tanto em faturamento quanto em número de usuários.Com isso a necessidade de programadores cresceu muito. Empresas de grande e pequeno porte estão com vagas abertas e não conseguem contratar por falta de profissionais qualificados. No momento estima-se que o número de oportunidades no Brasil seja acima de 200 mil!
Como faço para começar a estudar?
Programação é um universo amplo, existem muitos caminhos e por isso é muito fácil se perder. Nosso conselho é: NÃO ESTUDE SOZINHO. Infelizmente 78% das pessoas que começam a estudar sozinhas desistem da profissão por não conseguirem aprender. Com uma boa orientação elas teriam conseguido!Se você tomou a decisão de entrar nesse mercado, faça um investimento no seu futuro e busque aprender com quem sabe. Isso vai triplicar suas chances de dominar a programação e conquistar uma vaga no mercado.
Em quanto tempo de estudo vou me tornar um programador?
O tempo depende, claro, da dedicação de cada estudante. A DevMedia ensina programação há 20 anos e com toda essa experiência montamos uma metodologia que tem como objetivo principal acelerar os seus estudos.Você terá um Plano de Estudo para te orientar em todos os passos do aprendizado. Desenvolverá diversos projetos reais para colocar em prática os conhecimentos e contará com o melhor suporte ao aluno da web. Todas as suas dúvidas serão respondidas de imediato.Seguindo nossa metodologia e se dedicando, entre 6 meses e um ano você já estará programando.
Sim, você pode se tornar um programador e não precisa ter diploma de curso superior!
Ser programador é uma das maiores oportunidades que o Brasil oferece para quem não tem condições de fazer uma faculdade. Muitas empresas contratam sem fazer questão de diploma, o que importa para elas é que o candidato seja um bom técnico e consiga atender suas necessidades.Os salários iniciais para programadores são de R$2.500 mil, podendo chegar aos R$15 mil para aqueles que se dedicam.Com disciplina e um estudo correto, que não te faça perder tempo, é possível se tornar um programador em menos de um ano de estudo.Quando você já estiver empregado, aí sim você pode se aprimorar ainda mais fazendo uma faculdade na área.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Nossas trilhas de estudo te permitem virar um programador Full Stack, que é aquele programador mais completo, ele domina o desenvolvimento Front-end, Back-end e Mobile.Você ficará apto para criar sistemas para computadores e aplicativos para celulares. Utilizamos como base a linguagem JavaScript que é a linguagem mais utilizada no mundo. Outra vantagem do JavaScript é a quantidade de oportunidades no mercado de trabalho. É sem dúvida a linguagem que mais possui vagas e a que mais dá oportunidade para os iniciantes.
Principais diferenciais da DevMedia
Suporte ao aluno - O aluno conta com a ajuda de professores para tirar dúvidas durante toda a jornada de ensino. As perguntas são respondidas em menos de uma hora por professores experientes e atuantes no mercado.Gamificação - A plataforma de ensino é divertida e motivante. É como se o aluno estivesse dentro de um game. Ele terá seu card pessoal, que poderá ser customizado utilizando as moedas que ele ganha quando acerta os exercícios. Ele poderá também trocar suas moedas por outros produtos dentro da plataforma. Além disso, seus acertos contam pontos no ranking mensal dos alunos. Tudo isso deixa os estudos mais leves e motivantes.Didática - A DevMedia já ensina programação há mais de 20 anos. Desenvolvemos ao longo desse tempo uma metodologia que ensina a programar de verdade, com menos aulas e mais prática, são dezenas de projetos e exercícios que desenvolvem a mente programadora no aluno.Projetos reais - Durante os estudos os alunos irão desenvolver dezenas de projetos em cada uma das carreira (front-end, back-end e mobile). Mas o principal é que os projetos da DevMedia não são “copia e cola” como se encontra por aí. Aqui o aluno vai desenvolver os projetos de forma autônoma, recebendo claro a nossa mentoria e suporte, mas o aluno terá condições para desenvolvê-los sozinho.Milhares de exercícios - Programação é prática, por isso a cada nova matéria o aluno passará por um bloco de exercícios para fixar o conteúdo e cada acerto será bonificado com pontos e moedas e valem uma posição no ranking dos alunos.
Qual o investimento financeiro que preciso fazer para me tornar um programador?
Na internet é possível encontrar cursos de todos os preços, desde 50,00 a R$15.000,00.Os cursos de 50,00 são cursos avulsos, que explicam apenas pedaços de uma determinada matéria. Para criar um conhecimento completo você precisaria comprar no mínimo de 15 a 20 cursos avulsos e correria o risco deles não se complementarem tão perfeitamente e seu conhecimento ficaria cheio de "buracos".Os cursos de R$15.000,00 não fazem nenhum sentido. Deixe para investir em cursos caros quando quiser se especializar. Por esse preço você pode inclusive estudar fora do pais. Na DevMedia, você terá um plano de estudo montado por quem já formou mais de 100 mil alunos, e já está nesse mercado há mais de 20 anos. Somos a única plataforma que oferece Suporte ao Aluno em tempo real e uma experiência de estudos gamificada para te manter motivado durante todo o período de estudo. E o melhor, nosso pagamento é recorrente, você não precisa usar o limite do seu cartão de crédito para investir no seu futuro. Aproveite para se matricular agora mesmo.
Como funciona a forma de pagamento da DevMedia?
Para que você possa investir nos seus estudos sem complicar sua vida financeira, a DevMedia cobra o valor da assinatura de forma recorrente, Igual o Netflix. Todos os meses debitamos o valor da parcela em seu cartão de crédito, sem comprometer o limite total do cartão. :)As primeiras 3 parcelas custam R$89,90 e a partir do 4o mês sua parcela diminui para R$49,90! Assim ela pesa cada vez manos no seu bolso!Nesse modelo, a gente te ajuda a pagar seus estudos, mas você precisa ajudar a gente a pagar nossos custos. Por isso a assinatura recorrente tem uma fidelidade de um ano. Essa fidelidade também vai te ajudar a se manter comprometido com os seus estudos.Temos um trato?
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.