Por que eu devo ler este artigo:

Será demonstrado como fazer o upload de um apk (Android Package) para o Developer Console e como publicar este aplicativo na loja oficial da Google. Para isso, será criado um pequeno app que fará uso do banco de dados SQLite, demonstrando todas as medidas e configurações necessárias (no Delphi e no console do desenvolvedor) para gerar um apk válido, e para que sua aplicação seja “aceita” e divulgada na maior vitrine de aplicações Android do mundo – a Google Play.

A Google Play – conhecida anteriormente por Android Market – é a loja online da gigantesca e conhecida Google, empresa que lidera a Open Handset Alliance,um grupo formado por nomes de peso da tecnologia móvel, operadoras telefônicas, empresas de software e fabricantes de smartphones. A OHA, como também é conhecida esta aliança, é a criadora, maior investidora, incentivadora e divulgadora da plataforma Android no mundo.

Estima-se que já ultrapasse mais de um milhão de aplicativos disponíveis na loja para download e que o número de downloads já tenha superado a incrível marca de cinquenta bilhões, contabilizando os gratuitos e pagos, movimentando um mercado bilionário. Sabendo disso, fica mais do que claro que nossos aplicativos devem estar nessa vitrine mundial, seja para venda ou apenas para portfólio.

Mas para chegar até lá, antes devemos executar uma série de tarefas e configurações no nosso projeto Delphi e no Developer Console. Os mais importantes e obrigatórios serão abordados neste artigo.

O objetivo aqui será criar um aplicativo para armazenar contatos telefônicos em um banco de dados SQLite, banco este que iremos criar usando o próprio IDE do Delphi, sem a necessidade de um gerenciador de banco de dados.

Será abordado, por exemplo, o que é e como gerar o Keystore, veremos algumas regras que a Google exige que seu App cumpra para que possa ser publicado; conheceremos pequenas dicas que poderão tornar seu aplicativo mais visível ao público, aumentando a chance de downloads, e por fim, conheceremos o Google Play Developer Console – ferramenta usada para publicar e gerenciar todos os seus aplicativos.

Ao terminar esta breve leitura, você terá conhecimento suficiente para fazer o upload de novos aplicativos e atualizações.

Android

É um sistema operacional baseado no núcleo do Linux, com diversas aplicações pré-instaladas. Desde que foi anunciado, o Android causou um grande impacto. Um dos motivos foi o envolvimento da Google e os recursos que a plataforma prometia oferecer, tais como: suporte a navegadores HTML, reprodução de vídeos pelo YouTube, Google Maps, armazenamento de dados e muito mais.

Atualmente, o Android é bastante usado em dispositivos móveis como Smartphones, Tablets, TVs e já se especula muito sobre o que a Google vem chamando de Android vestível. Além dos dispositivos citados acima, o Android estará presente também em relógios, óculos e muito mais.

Por ter o código aberto, é bastante comum entre os fabricantes de equipamentos sua customização. Com menos de dez anos no mercado, já tomou proporções globais, tornando-se atualmente o sistema operacional móvel mais usado no mundo, e segundo a própria Google, a plataforma ganha um milhão de novos usuários todos os dias, estando presente em mais de um bilhão de dispositivos.

Open Handset Alliance

Grupo formado por empresas líderes em tecnologia móvel. Entre elas estão Samsung, Motorola, LG, Google e outras gigantes; essa aliança tem o objetivo de definir uma plataforma aberta e única, na tentativa de deixar os consumidores mais satisfeitos com seus produtos.

Para isso, se faz necessário o uso de uma plataforma moderna e flexível para desenvolvimento de aplicações, surgindo assim o Android. Todos acabam se beneficiando dessa união: os fabricantes, os usuários e nós, desenvolvedores.

Google

Quando escutamos o nome Google já o associamos logo ao serviço de pesquisa mais usado e poderoso da web, mas essa empresa revolucionária possui muitos outros serviços igualmente bons, senão melhores como o Google Maps, o YouTube, o Gmail e o Tradutor.

E só existe o Android?

Na cola do Android estão outros dois gigantes da tecnologia: Apple, com o sistema operacional iOS e a Microsoft com o Windows Phone. Durante um bom tempo o iOS liderou o mercado Mobile, mas por ser um sistema operacional que só funciona em dispositivos fabricados pela própria Apple (iPhone e iPad), dispositivos estes muito bons – porém, com um preço razoavelmente alto – o iOS acabou sendo a preferência de usuários que têm um certo poder aquisitivo.

A Microsoft, por sua vez, líder absoluta quando assunto é Desktop, não vinha tendo o mesmo sucesso em dispositivos móveis, mas após o lançamento do Windows Phone 8 – que tem como um dos principais recursos a sincronização de arquivos entre o computador pessoal e o dispositivo do usuário – parece estar ganhando fôlego no mercado e de maneira rápida.

App

Com a explosão do mercado de dispositivos móveis, essa palavra passou a fazer parte de nosso vocabulário de maneira quase que imperceptível. App é a abreviação de Application, apelido carinhoso dado aos aplicativos de Smartphones e Tablets. Existem diversas categorias de App. As mais comuns são jogos, músicas e redes sociais.

Para ter acesso a esses aplicativos, existem lojas online, nas quais empresas e desenvolvedores disponibilizam seus Apps para download (gratuito ou pago). Existem outras maneiras de fazer ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo