Artigo no estilo: Curso
Por que eu devo ler este artigo:Atualmente as empresas brasileiras de TI são predominantemente pequenas e médias. Estas são responsáveis por 20% do PIB, respondendo então por 60% dos 94 milhões de empregos no País, porém estes tipos de empresa costumam encontrar dificuldades para implementar um modelo ágil no apoio à governança em TIC que seja compatível com sua realidade empresarial. O artigo tem como objetivo geral apresentar o modelo MAnGve, apresentando a profissionais de TI uma alternativa de melhoria em governança TIC.
Autores: Ivânia Ramos dos Santos e Aline Cristiane Rossoni

As empresas de TI (Tecnologia de Informação) buscam o aprimoramento constante de suas equipes nas áreas de gerenciamento de projeto, serviços e de padronização de métodos, investindo também na coleta de informações precisas de processos organizacionais para serem utilizadas na tomada de decisão precisa, economizando recursos, perseguindo a satisfação de clientes e usuários, a maior produtividade e competitividade.

A dificuldade da maioria das pequenas e médias empresas brasileiras de desenvolvimento de software é não contarem com metodologias condizentes com sua realidade, por não possuírem nenhum controle de processos básico formal, ter poucos integrantes de sua equipe que dominam o inglês, língua predominante das conceituadas metodologias atuais como ITIL (Information Technology Infrastructure Library - é um conjunto de boas práticas pra serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de tecnologia da informação) e COBIT (Control Objectives for Information andrelated Technology - ajuda otimizar os investimentos de TI e fornecem métricas para avaliação dos resultados).

Outra dificuldade enfrentada é na implementação de modelos, onde a questão cultural é fator de influência, não bastando apenas aplicação de treinamentos técnicos, métodos ou ferramentas, mas também, o convencimento de profissionais a utilizarem efetivamente sua bagagem diária, e para isso, é fundamental adotar um modelo condizente com a realidade da equipe.

Diante dessas dificuldades, este artigo apresenta o modelo MAnGve que tem como principal finalidade a melhoria de processos e serviços de Governança em TIC, sendo definido como uma estrutura de relações e processos que dirige e controla uma organização a fim de atingir seu objetivo de adicionar valor ao negócio através do retorno do investimento aponta.

Concebido em 2009, a fim de minimizar a carência de foco prático dos modelos já existentes, o MAnGve estabelece um modelo de processos de software baseado em um ciclo de vida ágil, através da transição de princípios, valores e boas práticas para domínio da Governança em TIC, sendo proporcionado através de sua aplicação a construção de um ambiente rico, criativo e diversificado, diminuindo retrabalho e agilizando a tomada de decisão, resultando em eficiência e competitividade.

Neste artigo apresentaremos conceitos sobre a engenharia de software associada a agilidade, governança em TIC, modelos de qualidade em processos e principalmente informações sobre o framework MAnGve, trazendo suas origens, significado, fases e elementos.

Engenharia de software

A engenharia de software (ES) é um campo da computação que aborda o desenvolvimento e manutenção de softwares aplicando tecnologias, métodos de Ciência da Compu ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo