Por que eu devo ler este artigo:Para se ter qualidade em um processo de desenvolvimento de software com equipes geograficamente distribuídas é necessário ter uma comunicação eficaz entre os envolvidos, a fim de que haja a compreensão mútua na troca de mensagens.

Deste modo, este artigo tem como objetivo propor um modelo de comunicação criado com base em um estudo de caso aplicado em uma empresa de desenvolvimento de software, o qual contribuiu para o aumento da produtividade de desenvolvimento da empresa e na qualidade de disseminação e armazenamento das informações.

Portanto, este artigo pode ser aplicável a todas as empresas que desejam melhorar a qualidade do fluxo de repasse de requisitos ou informações de seus projetos, que tenham dificuldades ou perdas de informações dentro do fluxo de comunicação existente e para as organizações que não possuem experiência com a utilização de ferramentas de groupware para a realização de trocas de mensagens entre equipes de desenvolvimento distribuídas.

Ao longo dos últimos anos, vem se tornando comum encontrar empresas motivadas a aderir ao modo de desenvolvimento de software com equipes distribuídas, ou seja, localizadas geograficamente distantes, estando estas dispersas até mesmo entre continentes.

Este tipo de modalidade vem ganhando forças devido aos interesses das organizações em reduzir custos de projetos, adquirirem profissionais mais especializados, conquistar uma presença globalizada, além de poder estar mais próxima de seus clientes em modo geral.

Neste contexto, os projetos realizados necessitam de comunicação entre stakeholders (envolvidos ou afetados por um projeto ou por seus resultados, seja uma pessoa, grupo ou organização) fisicamente distantes para compreender como as tarefas devem ser executadas e quais objetivos deverão ser alcançados.

Deste modo, a comunicação consome recursos para troca de informações a fim de promover a compreensão mútua, item essencial no gerenciamento de qualquer projeto.

Ainda nesta perspectiva, com o intuito de diminuir custos e facilitar a comunicação entre as pessoas dispersas no espaço e tempo, as equipes utilizam-se das ferramentas de groupware que são mediadas por computador para a realização da comunicação e gerenciamento das trocas de mensagens.

Groupware é a tecnologia baseada em mídia digital que possibilita suporte as pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, composição e local de trabalho.

O objetivo deste artigo é apresentar um modelo de comunicação para projetos distribuídos de software com auxílio de ferramentas de groupware, gerado a partir de um estudo de caso, aplicado em uma empresa de desenvolvimento de software contida dentro de um cenário de Desenvolvimento Distribuído de Software (DDS).

O estudo de caso surgiu com o propósito de levantar os principais pontos falhos na comunicação dentro do processo de desenvolvimento empregado pela empresa e minimizar a constante interrupção das equipes com o fluxo de comunicação, o que aumentaria consequentemente a produtividade de entrega dos projetos.

Para tanto, dados foram coletados e analisados de forma quantitativa e quali ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo