Guia de Linguagem

Carreira Programador .NET


Neste guia de estudos você encontra os conteúdos que precisará para se tornar um programador .NET/C# completo. Confira a sequência de cursos e exemplos que te guiarão do básico ao avançado no ecossistema de programação Microsoft.

Primeiros passos

Bem vindo(a) ao ecossistema de programação .NET, um conjunto de frameworks, ferramentas e linguagens que lhe permitirão desenvolver variados tipos de aplicação. Neste guia você encontra os conteúdos que guiarão seus estudos desde os primeiros pasos até a construção de aplicações completas e sua publicação na nuvem.

Para lhe ajudar a planejar seus estudos separamos aqui um DevCast em que demos algumas dicas para quem está iniciando:

Agora, antes de avançar é importante conhecer alguns conceitos iniciais antes de prosseguir para os cursos mais práticos e avançados:

Você já sabe o que é .NET e C# e agora já pode começar a desenvolver aplicações nessa plataforma. Para isso, o primeiro passo é preparar o ambiente, instalando as ferramentas necessárias. No curso abaixo você verá como proceder:

Em seguida é hora de se aprofundar nesses conceitos e começar a programar em C#/.NET. Mas antes de seguir para o próximo curso, que tal ver rapidamente como criar sua primeira classe em C#? Para isso separamos o seguinte link:

Agora é só seguir com os cursos abaixo:

Confira também o Guia de Consulta de C# e veja outros conteúdos sobre a linguagem.

Acesso a bancos de dados

No .NET framework o acesso a bancos de dados atualmente é feito principalmente com o Entity Framework, então você pode partir para o curso de primeiros passos com esse framework. Porém, como você precisará instalá-la em seus projetos usando o NuGet , que é o gerenciador de pacotes do .NET, sugerimos antes conhecer melhor essa ferramenta:

Veja também o Guia de Consulta de Acesso a bancos de dados em .NET para aprender mais sobre esse framework.

Programação web com ASP.NET MVC

Dentro do ecossistema .NET o ASP.NET MVC é atualmente o framework recomendado para o desenvolvimento de aplicações web. Além de implementar o padrão arquitetural MVC, ele possui elementos que tornam bastante prática a criação de sites e aplicações web em geral.

Para iniciar, sugerimos os seguintes cursos, que lhe apresentarão os conceitos inciais sobre o padrão MVC e esse framework:

Em seguida, dê continuidade aos seus estudos com os conteúdos abaixo:

Quer saber mais sobre esse framework? Confira o Guia de Consulta de ASP.NET MVC.

Web services RESTful com ASP.NET Web API

O ASP.NET Web API é atualmente a solução indicada para a criação de web services RESTful em .NET. Com ele podemos tratar com facilidade os verbos e códigos de status do protocolo HTTP, manipular dados no formato JSON e XML, além de outros recursos que aceleram o desenvolvimento desse tipo de aplicação.

Para iniciar seus estudos nessa área, conheça primeiramente o padrão arquitetural REST e como o ASP.NET Web API o implementa:

Conhecendo os conceitos iniciais, você já pode seguir para os próximos conteúdos:

Aprenda agora a criar funcionalidades mais avançadas em seus web services, como filtros, validação e ordenação:

No exemplo acima usamos a biblioteca FluentValidation para realizar validações sobre os dados no web service. Para se aprofundar nessa biblioteca sugerimos o curso abaixo:

Para saber mais sobre esse framework veja o Guia de Consulta de ASP.NET Web API.

Publicando na nuvem

Após desenvolver suas aplicações web, sejam elas de interface gráfica ou web services, é hora de publicá-las. Para isso, um dos serviços mais adotados atualmente é o Microsoft Azure, uma plataforma de computação em nuvem que conta com diversos recursos para publicar suas aplicações com bancos de dados rapidamente:

Padrões e boas práticas

Agora que você já conhece a linguagem C# e o .NET Framework, é uma boa ideia se aprofundar em técnicas que lhe ajudarão a escrever códigos mais profissionais:

Mais sobre .NET

Além dos cursos e exemplos sugeridos nesse guia, a DevMedia publica com frequência novos conteúdos sobre .NET, os quais você pode conferir nos Guias de Consulta abaixo:

Além disso, você pode conferir todo o conteúdo de .NET clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida?