Guia de Linguagem

Desenvolvimento de jogos


Neste guia de consulta você encontrará diversos conteúdos sobre como desenvolver jogos. Aprenda a criar seus games com Unity 3d e outras ferramentas que lhe permitirão ingressar no mercado de games.

Introdução

O mercado de jogos é um dos que mais cresce na área de tecnologia e movimenta anualmente bilhões de dólares em todo o mundo. Se você se interessa pelo assunto e deseja ingressar nessa área como desenvolvedor de games, confira o bate-papo que tivemos sobre o assunto:

Em seguida, sugerimos dar uma olhada nos artigos a seguir, que lhe apresentarão mais conceitos importantes nesse contexto:

Unity

A Unity é atualmente uma das principais engines utilizadas no desenvolvimento de jogos em todo o mundo. Com ela é possível criar desde os mais simples jogos 2d até os mais complexos 3d para PC, console e mobile, como você pode ver no curso abaixo:

E aí, se interessou? Então veja o curso a seguir que lhe permitirá dar os primeiros passos com a ferramenta:

Consulte também os artigos abaixo para conhecer mais sobre a Unity:

Agora, que tal praticar e criar seus primeiros games do início ao fim? Para isso separamos um curso especial que vai lhe guiar:

E também um artigo que mostra como iniciar um jogo 2D:

Bibliotecas para .NET

Apesar da Unity ser amplamente utilizada para o desenvolvimento de games com C#, existem outras formas do programador que usa essa linguagem começar a criar seus jogos. A seguir listamos algumas bibliotecas que auxiliam nesse processo:

Jogos na web

Antes do HTML5 a maioria dos jogos para a web eram construídos em Flash, uma tecnologia que atualmente já não é suportada em vários browsers e cujo uso é desencorajado. Com a chegada do HTML5 e de APIs como o Canvas e o Local Storage, desenvolver jogos usando HTML, CSS e JavaScript tornou-se uma opção mais simples e encorajada.

Você tanto pode escrever seus próprios mecanismos para criar os jogos como pode usar frameworks para auxiliar nesse trabalho, como pode ser visto nos artigos a seguir:

Jogos mobile

Se você se interessa por jogos mobile e já desenvolve aplicações em Cordova ou Android os links abaixo lhe ajudarão a ingressar nessa área usando sua linguagem preferida (JavaScript ou Java, respectivamente):

Ficou com alguma dúvida?