Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login

Guia de Referência Angular

Neste Guia de Referência você encontrará todo o conteúdo que precisa para criar aplicações com Angular, framework JavaScript mantido pelo Google que simplifica o desenvolvimento de Single Page Applications, sejam elas para web, desktop ou mobile

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Introdução ao Angular

A programação front-end nunca esteve tão bem servida como está atualmente. São vários os frameworks de qualidade que simplificam não apenas a construção da interface de usuário, mas também o desenvolvimento de aplicações client-side diferenciadas, sejam elas para a web, mobile ou desktop. No topo dessa lista está o Angular. Você já ouviu falar sobre ele, mas ainda não sabe o que é? Então está no lugar certo! Assista agora:

Como exposto no curso, um dos diferenciais do Angular é a possibilidade de criar Single Page Applications. Aplicações SPA são conhecidas por serem implementadas em apenas uma página, composta por vários componentes. Quando o usuário interage com algum recurso, apenas o componente relacionado é atualizado, evitando o refresh de toda a página. Um ótimo exemplo de SPA é o Gmail. Note que apenas a área que lista os e-mails é atualizada quando clicamos para ler uma mensagem. A Figura 1 ilustra esse comportamento.

Exemplo de SPA
Figura 1. Exemplo de SPA - Apenas o componente atualizado é recarregado

Primeiros passos

Agora que você já sabe o que é o Angular, já aprendeu o que é uma Single Page Application, como funciona esse framework, está na hora conhecer os seus principais recursos. Para isso, assista ao curso abaixo:

Documentação Angular CLI

Uma importante ferramenta para o desenvolvimento de aplicações com o Angular é a Angular CLI. Com ela simplificamos a execução de todas as etapas que podem ser automatizadas, da criação ao build do projeto.

Nesta seção você encontrará documentações que apresentam todos os recursos que a Angular CLI nos fornece. Utilize esse material para consulta rápida:

MEAN

Você já ouviu falar em MEAN Stack? MEAN é um framework JavaScript que visa facilitar o desenvolvimento de aplicações web ao trazer um conjunto (ou pilha, traduzindo o termo Stack) completo de tecnologias - do ambiente de execução ao servidor de banco de dados. Assim, não precisamos nos preocupar com a escolha do banco de dados ou do framework front-end a adotar.

Entre as tecnologias que compõem o MEAN estão: MongoDB, Express, Angular e Node.JS. Daí a origem do nome. Para aprender mais sobre ele, acesse:

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Ajude-nos a evoluir: você gostou do post?  (1)  (0)

Para avaliar você precisa ser um assinante MVP :)

Ficou com alguma dúvida?