Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login

Guia de Referência de Cordova

Neste Guia de Referência você encontrará o conteúdo que precisa para aprender a desenvolver aplicativos mobile multiplataforma utilizando o Cordova.

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (11)  (0)

Introdução

Desenvolver aplicativos móveis é uma das principais tendências do mercado de software atualmente. Por isso, é importante conhecer ferramentas que permitam criar esse tipo de aplicação. Porém, de início pode não ser tão simples escolher uma entre tantas que estão disponíveis hoje em dia. Sabendo disso preparamos um conteúdo que lhe ajudará nesta etapa de escolha, trazendo uma visão geral sobre alguns dos principais frameworks do momento:

Agora, que tal se aprofundar um pouco mais no Cordova, conhecendo-o melhor? Nesse ponto o curso abaixo vai lhe ajudar:

Como você deve ter visto, o Cordova permite criar aplicações híbridas para diferentes plataformas mobile com base no componente WebView. Este funciona como um browser, mas sem aquela barra de endereço ou botões para o usuário. Por ele apenas visualizamos os dados.

O Cordova usa apenas HTML, CSS e JavaScript, então o desenvolvedor web que já utiliza essas linguagens pode aproveitar todo o conhecimento e alcançar novos públicos, pois suas aplicações usarão recursos nativos dos dispositivos mobile, como ilustrado na Figura 1.

Esquema de funcionamento do Cordova
Figura 1. Esquema de funcionamento do Cordova

O ambiente de desenvolvimento é multiplataforma, ou seja, podemos usá-lo em diversos sistemas. Vale lembrar que compilamos para iOS se usarmos o MAC OS, e só compilamos para o Windows Phone usando o Windows. Contudo, ambos os sistemas operacionais compilam para Android.

Acreditando no potencial dessa ferramenta nós a adotamos por aqui. Sim, usamos o Cordova para criar nosso app mobile. =) Quer saber um pouco mais sobre isso? Então confira os links abaixo:

E aí, curtiu o primeiro contato com o Cordova? Então vamos construir nossa primeira aplicação com esse framework para ver, na prática, seu potencial:

Cordova CLI

Nesta seção você encontrará documentações criadas com o intuito de apresentar os diversos comandos da Interface de Linha de Comandos (CLI) do Cordova. Utilize esse material para consulta rápida:

Mapas

Um recurso bastante comum em aplicativos móveis é o uso de mapas e geolocalização. Atualmente uma das formas mais comuns de implementar esse tipo de funcionalidade é utilizando o Google Maps. No artigo abaixo você pode ver como usar essa API de mapas em seu aplicativo Cordova:

Jogos

Uma outra possibilidade interessante que o Cordova nos oferece é a de criar jogos para dispositivos móveis usando HTML, CSS e JavaScript. Ou seja, os games desenvolvidos para web podem ser adaptados para rodar também em smartphones e tablets.

Para facilitar a criação de jogos normalmente usamos bibliotecas que trazem uma série de recursos comuns já implementados. Uma delas é a Enchant.js, que você poderá conhecer melhor no seguinte artigo:

Próximos passos

Agora que você já conhece o Cordova, suas características e funcionamento, uma boa opção é adicionar em sua linha de aprendizado o Ionic e/ou o PhoneGap. Ambos usam o Cordova como base e adicionam ferramentas extras que simplificam a criação de apps.

Confira nos Guias de Referência abaixo vários conteúdos sobre esses dois frameworks:

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Ajude-nos a evoluir: você gostou do post?  (11)  (0)

Para avaliar você precisa ser um assinante MVP :)

Ficou com alguma dúvida?