Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login

Guia de referência de HTML

Neste Guia de Referência você encontrará o conteúdo que precisa para iniciar seus estudos sobre a linguagem HTML, que é a base para a construção das páginas web.

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Introdução

HTML (Hypertext Markup Language) é a linguagem base das páginas web que acessamos diariamente, portanto, seu conhecimento é fundamental para todo programador web.

Se você está ingressando nessa área, deve ter várias dúvidas sobre por onde começar, o que aprender, etc, certo? Se esse é seu caso, que tal dar uma olhada no seguinte DevCast, que preparamos especialmente para te ajudar nesse primeiro momento?

Sabendo o quão importante é conhecer o HTML, é hora de iniciar os estudos sobre os principais conceitos, que serão a base para aprender e utilizar corretamente essa linguagem. Os conteúdos a seguir lhe ajudarão nesse ponto:

Agora você já sabe o que é HTML e para que serve essa linguagem. Então, mãos à obra. Hora de criar sua primeira página:

Tags

Tags são as estruturas base da linguagem HTML. É por meio delas que fazemos as marcações no documento, a fim de dar significado a cada um de seus elementos. Para conhecer melhor as tags da HTML você pode conferir os seguintes conteúdos:

HTML semântico

A forma de utilizar a HTML na construção das páginas web vem se aprimorando ao longo do tempo, e atualmente o conceito de Web Semântica sugere que utilizemos algumas boas práticas e recursos para definir melhor o significado do conteúdo dos nossos documentos. Na versão 5 da HTML foram incluídas novas tags que facilitam a leitura do conteúdo tanto por computadores, quanto por pessoas, uma vez que explicitam, de forma padrão, o objetivo de cada elemento que compõe a página. Além dessas novas tags, outras já existentes ganharam ainda mais importância e tiveram seu uso correto enfatizado.

Para que você possa entender o que são essas tags semânticas e como utilizá-las, preparamos um conteúdo especificamente sobre isso:

Formulários

Os formulários estão presentes em boa parte das aplicações web e permitem ao usuário enviar dados para a aplicação, seja enviando uma mensagem, se cadastrando ou efetuando login em um site, etc. No HTML eles são definidos por meio da tag <form> e seus campos pelas tags do tipo <input>. Logo, é de extrema importância conhecer essas tags e saber quando utilizar cada uma e seus respectivos atributos. Abaixo você encontra alguns links para se aprofundar no uso de forms:

Documentação HTML

Nesta seção de documentação você encontrará conteúdos que abordam determinadas partes da linguagem, explicando seu funcionamento e uso, e que podem ser usados para consulta posterior:

Conteúdo extra

Aqui separamos um conteúdo adicional para que você possa se aprofundar no HTML5:

Próximos passos

Desenvolvimento web é uma área ampla e que requer o conhecimento de várias tecnologias, mas no que diz respeito ao front-end três são fundamentais: HTML, CSS e JavaScript.

Até aqui você aprendeu a trabalhar com HTML, e sabe que essa linguagem deve ser usada para definir a estrutura das páginas, enquanto a formatação visual fica por conta do CSS, e as implementações que dizem respeito a comportamento dinâmico cabem ao JavaScript. Sendo assim, você já pode avançar para o próximo passo nessa linha de aprendizado e conhecer o CSS e posteriormente o JavaScript. Para te ajudar, separamos um conteúdo especial:

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Ajude-nos a evoluir: você gostou do post?  (1)  (0)
Confirmar voto
Compartilhe:
Ficou com alguma dúvida?