Guia de Linguagem

JavaScript


Nesse guia conheceremos a linguagem de programação JavaScript, baseada em scripts client-side de páginas web e orientada a objetos. Veremos a sintaxe básica e bibliotecas que vão nos ajudar a criar páginas ricas em recursos.

Introdução

O JavaScript é uma linguagem de programação amplamente utilizada no front-end para diferentes finalidades. Desde validação de campos à criação de menus, é possível fazer muita coisa usando essa linguagem que adiciona algum dinamismo às páginas que apenas com HTML e CSS são consideradas “estáticas”.

No curso a seguir você aprenderá a usar o JavaScript, desde os recursos iniciais da linguagem até a manipulação de elementos da tela:

Recursos da linguagem

Nesta seção você encontra conteúdos que apresentam determinados recursos da linguagem JavaScript, desde os mais básicos como operadores, strings e arrays até outros mais avançados, como promises.

DOM

O DOM (Document Object Model) é a estrutura de elementos que compõem uma página HTML. Um dos principais usos do JavaScript é manipular esses elementos para realizar as mais diversas tarefas, desde capturar e exibir dados até criar menus.

Boas práticas

Como em toda linguagem de programação, existem algumas sugestões de boas práticas para a escrita de código JavaScript, que visam melhorar a qualidade das aplicações e facilitar sua manutenção.

Orientação a Objetos

O JavaScript implementa a Orientação a Objetos a partir dos conceitos de função e protótipo, dois elementos fundamentais da linguagem, o que torna a criação de classes menos intuitiva que em outras linguagens como Java e C#.

Empregar esse paradigma, no entanto, contribui para a melhoria da organização e reusabilidade do código, como você poderá aprender nos artigos a seguir:

Gráficos

Gráficos são amplamente utilizados nos mais diversos tipos de aplicação para exibir dados de forma amigável e fácil de analisar pelos usuários. Em JavaScript é possível gerar gráficos a partir de diferentes bibliotecas, sendo a Google Charts uma das principais:

Veja também outras formas de gerar gráficos em suas páginas HTML:

Bibliotecas

O JavaScript conta com diversas bibliotecas que nos auxiliam na implementação de tarefas comuns no desenvolvimento de aplicações web e mobile. Nos links abaixo você conhecerá algumas delas:

Testes

Os testes representam uma etapa de extrema importância no processo de desenvolvimento de software, pois visam validar se a aplicação está funcionando corretamente e se atende aos requisitos especificados.

Os testes unitários têm por objetivo validar pequenas partes do software com base em suas entradas possíveis e saídas esperadas. As unidades usadas nesse tipo de teste são as menores partes testáveis de um sistema, normalmente funções, que recebem argumentos e retornam um determinado valor ou efetuam alguma ação cujo resultado pode ser analisado.

Veja a seguir como efetuar testes unitários em JavaScript e como implementar o TDD usando Node.js e Gulp:

Praticando

Nada melhor para fixar o conhecimento do que praticar, certo? Nesta seção separamos alguns conteúdos para que você possa aplicar na prática o que aprendeu até aqui.

jQuery

A jQuery é uma biblioteca JavaScript que tem por lema “escrever menos e fazer mais”, ou seja, ela permite fazer com menos linhas de código o que seria bem mais complexo com JavaScript “puro”. Entre seus principais recursos está a manipulação do DOM (Document Object Model), que é simplificado por suas funções e seletores.

Conheça mais sobre o que é a jQuery no curso abaixo:

Para mais conteúdos sobre essa biblioteca, consulte o Guia de Consulta de jQuery.

Vue.js

O Vue.js é um framework JavaScript utilizado na construção das views de aplicações baseadas em HTML. Seu principal objetivo é permitir a interação uni e bidirecional dos elementos HTML com os dados e métodos definidos via JavaScript.

Veja nos cursos abaixo uma introdução a esse framework:

Em seguida consulte os artigos abaixo para conhecer mais detalhes do Vue.js:

Conteúdo extra

Nesta seção trazemos reunimos diversos artigos que lhe permitirão aprimorar seus conhecimentos sobre o JavaScript, ampliando seus horizontes no uso dessa linguagem:

Mais sobre JavaScript

Além dos cursos e exemplos sugeridos nesse guia, a DevMedia publica com frequência novos conteúdos sobre JavaScript, os quais você pode conferir nos Guias de Consulta abaixo:

Ficou com alguma dúvida?