Guia de Linguagem

Laravel


Neste Guia de Referência você encontrará o conteúdo que precisa para começar a escrever os seus novos projetos utilizando o Laravel como framework.

Introdução

Laravel é um framework desenvolvido para facilitar a escrita de aplicações e web services em PHP. Com foco na simplicidade e legibilidade do código, esse framework disponibiliza interfaces de fácil utilização para os principais componentes que implementam tarefas comuns à maioria dos back-ends, abstraindo a complexidade necessária para a criação de sistemas de rotas, autenticação de usuários, cache, persistência de dados, entre outras funcionalidades.

Nesse Guia de Referência você encontrará todo conteúdo necessário para iniciar os seus estudos nesta tecnologia.

Decidir sobre qual framework utilizar é um passo importante. Pensando nisso, indicamos como ponto de partida para os seus estudos o artigo a seguir, que lhe ajudará a compreender se o Laravel realmente se adéqua às suas necessidades.

Agora que você já possui uma visão geral do Laravel, o que acha de aprofundar seus estudos e conhecer melhor os recursos desse framework? Para isso indicamos o conteúdo abaixo:

Rotas no Laravel

A principal função de um sistema de rotas é mapear requisições HTTP para as áreas do sistema responsáveis por tratá-las. Em se tratando de aplicações web, em que a base da comunicação é feita através de requisição e resposta, o domínio desse recurso torna-se imprescindível. Sendo assim, recomendamos o artigo abaixo:

Blade

O Laravel possui um sistema completo de templates que permite, além de outras funcionalidades, o uso de herança e sub-views. No artigo abaixo apresentamos esse recurso através de exemplos de práticos.

Laravel Authentication

Em aplicações feitas para a web é uma constante preocupação que os dados sensíveis do sistema estejam acessíveis apenas a usuários autorizados. O Laravel oferece um módulo completo de autenticação que podemos utilizar para autenticar usuários e isolar áreas do sistema de acordo com níveis de permissão, como mostra a Figura 1.

Laravel Authentication
Figura 1. Isolamento da autenticação

O curso abaixo apresenta esse recurso e os passos necessários para que você o adicione aos seus sistemas.

Laravel na prática

Agora que você já conhece os principais recursos do Laravel, que tal praticar um pouco? Nos cursos abaixo você vai ver como criar aplicativos completos e que podem servir de base para os seus próximos projetos.

Web services RESTful

Web services são aplicações cujo objetivo principal é prover dados e funcionalidades para outras aplicações (chamadas de clientes), sejam elas desktop, web ou mobile, como ilustra a Figura 2.

Arquitetura geral de aplicações com web services
Figura 2. Arquitetura geral de aplicações com web services

Atualmente o padrão arquitetural REST tem sido o mais adotado na construção desse tipo de serviço, pois simplifica a comunicação entre clientes e servidores construídos com diferentes linguagens. Por exemplo, um web service RESTful (que baseia-se no padrão REST) construído em PHP pode ser consumido da mesma forma que um feito em Java ou C#.

No Laravel a construção de web services RESTful é bastante simplificada por uma estrutura e componentes robustos e amplamente testados. Para ver isso na prática você pode assistir o curso abaixo:

Sabendo como construir esse tipo de serviço no Laravel, o próximo passo é implementar recursos comuns e fundamentais, como validação de dados e paginação. Além disso, é importante usar adequadamente os verbos e códigos de status do protocolo HTTP. Tudo isso você vai aprender nos cursos abaixo:

Publicando na nuvem

Chegou a hora de publicar o seu projeto? O curso abaixo vai te ajudar a dar os primeiros passos para a distribuição do seu aplicativo na web.

Ficou com alguma dúvida?