Guia de Linguagem

Linguagem PHP


Neste Guia de Consulta você encontrará todo o conteúdo que precisa para aprender PHP, uma linguagem de programação amplamente utilizada para a construção de aplicações web.

Introdução

PHP é uma linguagem de programação de código aberto, criada para o desenvolvimento web. Com ela podemos escrever pequenos scripts de forma procedural, utilizar a orientação a objetos ou ainda ambas. Esse Guia de Referência tem como objetivo acompanhar seus primeiros passos nessa tecnologia.

Por ser uma linguagem de fácil aprendizado, o PHP é ideal para programadores que estão ingressando no desenvolvimento web. Se esse é o seu caso é natural haver pouca familiaridade com conceitos como back-end, servidor web, requisição e muitos outros. Mas não se preocupe, esses assuntos fundamentais são apresentados no curso a seguir.

Para aprender mais características dessa tecnologia, confira o bate-papo:

Para um primeiro contato com a linguagem PHP indicamos os seguintes conteúdos:

E se você decidiu que PHP é a sua praia, aprenda mais sobre ela nestes cursos:

Recursos básicos

Nesta seção você encontrará documentações criadas com o intuito de apresentar conceitos e recursos fundamentais da linguagem PHP. Utilize esse material para consulta rápida:

Formulários

Saber como trabalhar com formulários em PHP é fundamental, pois são a ferramenta mais básica para a adição de interatividade em sites. Na maior parte do tempo é através deles que a aplicação receberá dados do usuário.

Nos conteúdos a seguir você aprenderá como receber no PHP os dados enviados por um formulário:

Os dados submetidos pelo usuário através dos formulários precisam estar de acordo com os padrões esperados pela aplicação. No DevCast a seguir conversamos sobre a importância de validar esses dados:

Saiba como implementar uma dupla verificação front-end/back-end neste exemplo:

Veja também como implementar mecanismos de segurança em suas aplicações PHP:

Sessões

As sessões são um meio de manter dados temporariamente acessíveis a todas as páginas visitadas pelo usuário em uma aplicação web, sem que seja necessário gravar essas informações em um banco de dados. Diferentemente dos cookies, os dados salvos na sessão ficam armazenados no servidor e não no computador do cliente, o que faz deste recurso uma opção para o armazenamento de dados sensíveis.

Para iniciar seus estudos sobre esse recurso indicamos os seguintes artigos:

Serialização

A serialização nos permite gravar os dados, presentes na memória do computador, em arquivos. Esse processo é assunto dos artigos a seguir:

Banco de dados

Uma tarefa fundamental, presente na maioria das aplicações, é permitir ao usuário consultar informações cadastradas anteriormente. Você descobrirá ao longo dos seus estudos que uma aplicação pode gravar dados de várias maneiras. Uma das mais comuns é a gravação em bancos de dados.

No PHP recomenda-se o PDO, PHP Data Object, como forma de acessar bancos de dados. Confira nos artigos abaixo como utilizar essa extensão:

MVC

Independentemente da sua complexidade, é fundamental para a sustentabilidade do sistema que sua arquitetura esteja bem resolvida. O padrão arquitetural MVC (Model-View-Controller) propõe uma divisão entre as regras de negócio, o tratamento das requisições e a apresentação do sistema, que ajuda a manter sua coesão e facilidade de leitura.

MVC

No curso abaixo você pode conferir o que é esse padrão e quais problemas ele procura evitar:

E nos cursos a seguir você aprenderá a implementar esse padrão na linguagem PHP:

Composer

O Composer é o gerenciador de dependências da linguagem PHP, que nos auxilia na instalação e atualização de bibliotecas/frameworks nos projetos, como Twig e Laravel. Ele também é usado, por exemplo, para implementar o autoload nos projetos, como você pode ver nos cursos abaixo:

Templates

Os motores de templates estão presentes em diversos frameworks MVC, permitindo a separação entre lógica e apresentação durante a criação das interfaces. No DevCast e no artigo a seguir falamos sobre o Smarty e o Twig, dois dos motores de templates mais utilizados:

Conteúdo extra

A seguir disponibilizamos um conteúdo adicional para você aprofundar seus estudos no PHP:

Mais sobre PHP

Além dos cursos e exemplos sugeridos nesse guia, a DevMedia publica com frequência novos conteúdos sobre PHP, os quais você pode conferir nos Guias de Consulta abaixo:

Você também pode conferir todo o conteúdo de PHP clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida?