Guia de Linguagem

Xamarin


Neste Guia de Referência você encontrará o conteúdo que precisa para se tornar um programador especialista em Xamarin, uma excelente opção para o desenvolvimento mobile nativo e cross-platform baseada no compartilhamento de código, por padrão, em C#.

Introdução ao Xamarin

O desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis nunca esteve tão em alta, e a perspectiva é que esses números continuem subindo. Com o aumento na demanda pelos “apps de bolso”, muitas empresas de desenvolvimento observaram um nicho até então pouco explorado: a programação cross-platform.

Por que programar em tecnologias diferentes, como Swift e Android, para atender a cada uma das plataformas móveis, se podemos fazer isso com apenas uma linguagem? Este é o pensamento do Xamarin, solução cross-platform da Microsoft que utiliza o C# como linguagem oficial para construção de aplicativos para iOS, Android e Windows, como vemos na Figura 1.

Programação cross-platform com Xamarin
Figura 1. Programação cross-platform com Xamarin

Está entrando na área e ainda não sabe o que é o Xamarin, ou mesmo já desenvolve apps móveis e deseja conhecer essa nova opção? Assista aos cursos abaixo:

Como alternativa ao Xamarin, foi criada a plataforma Xamarin.Forms, opção que permite um compartilhamento de código ainda maior, se aproximando dos 100%. O diferencial da Xamarin.Forms é que podemos compartilhar também o código da Interface de Usuário. Para saber mais a respeito, preparamos o seguinte curso:

Conforme explicado no curso, cada uma dessas opções possui vantagens e desvantagens. Com Xamarin temos um compartilhamento de código menor, isto é, precisamos escrever mais código para cada plataforma alvo do nosso app. Por outro lado, é a solução mais adequada quando é necessário utilizar recursos nativos dessas plataformas.

Já a plataforma Xamarin.Forms possibilita um compartilhamento de código de até 100%. No entanto, como o código da UI também é compartilhado, perdemos em flexibilidade quando o acesso a recursos nativos é um requisito indispensável. Confira a diferença arquitetural na Figura 2.

Diferenças entre Xamarin e Xamarin.Forms
Figura 2. Diferenças entre Xamarin e Xamarin.Forms

Primeiros passos no Xamarin

Após conhecer o Xamarin, a próxima etapa é começar a estudar os seus principais recursos. Assim, a partir desse ponto você aprenderá como instalar, configurar um projeto, criar uma aplicação Android com o Xamarin, bem como preparar o ambiente para a plataforma iOS:

Dando continuidade aos estudos, acesse o curso abaixo. Nele você aprenderá como criar um aplicativo multiplataforma simples, compatível com Android, iOS e Windows Universal Platform.

Agora que você já aprendeu o básico sobre o Xamarin, no curso a seguir vamos ensinar como implementar a navegação entre telas, exibindo novas views para o usuário e ensinando como fazer a troca de dados entre elas:

Compartilhamento de código

Uma das principais características do Xamarin é o conceito de compartilhamento de código. Em suma, o core da aplicação é escrito em apenas uma linguagem, por padrão em C#, e esse código é compartilhado por todas as plataformas para as quais o app será gerado. Esse código pode ser compartilhado de duas formas, utilizando SAP ou PCL.

O SAP (Shared Asset Projects) possibilita compartilhar os recursos (assets) da solução e emprega diretivas de compilação para definir os códigos específicos de cada plataforma. Para aprender sobre o SAP, assista ao curso:

Já a PCL (Portable Class Library) é uma biblioteca que pode ser utilizada em outros projetos e que é compartilhada como uma DLL. Geralmente ela conterá as regras de negócio, tendo como escopo o back-end da solução Xamarin. Para mais detalhes sobre PCL e entender as diferenças dela em relação aos Shared Asset Projects, acesse:

Banco de dados

Raramente você será convidado a criar um app que não precise persistir dados, não é verdade? Esse mecanismo tão importante a praticamente qualquer software não poderia ficar de fora do Xamarin. Para aprender como prover o armazenamento de dados e criar um CRUD com essa plataforma, acesse:

Conteúdo Extra

Aqui separamos um conteúdo adicional para que você possa se aprofundar no Xamarin. O primeiro deles expõe um comparativo entre as três tecnologias cross-platform mais utilizadas nos últimos anos. Quer saber mais sobre elas?

Com outro propósito, mas também relacionado ao tema desse guia, está o Angular. Para aprender sobre o framework que faz parte do core do Ionic, confira:

Mais sobre Mobile

Além dos cursos e exemplos sugeridos nesse guia, a DevMedia publica com frequência novos conteúdos sobre programação mobile, os quais você pode conferir nos Guias de Consulta abaixo:

Além disso, você pode conferir todo o conteúdo sobre programação mobile clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida?