Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login

Guia de Referência de Ionic

Neste Guia de Referência você encontrará o conteúdo que precisa para aprender a desenvolver aplicativos mobile multiplataforma utilizando o Ionic.

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (7)  (0)

Introdução

O Ionic é um framework open source para desenvolvimento de aplicativos móveis multiplataforma. Para isso, possibilita a implementação do app utilizando tecnologias comumente empregadas na construção do Front-end de soluções web: HTML, CSS e JavaScript. No entanto, como diferencial em relação ao framework que adota como base, o Apache Cordova, traz recursos que simplificam ainda mais o desenvolvimento e dão ao app um aspecto mais profissional.

Esses diferenciais estão relacionados ao conjunto de componentes visuais que podemos utilizar para construção do front-end da solução, assim como ao fato do Ionic trazer consigo outra linguagem e framework para prover uma solução de mais alto nível em termos de código e, consequentemente, projeto. Estamos falando do TypeScript e do Angular (Figura 1).

Tecnologias relacionadas ao Ionic
Figura 1. Tecnologias relacionadas ao Ionic

Assim, temos a inovação do Cordova, Orientação a Objetos em JavaScript, bem como as propostas que o Angular implementa em um só framework para construir apps mobile híbridas. Tudo isso faz do Ionic a principal opção quando o objetivo é criar apps mobile multiplataforma.

Primeiros passos

Conhecido o que é o Ionic, podemos começar a programar com ele e criar nossos primeiros aplicativos. Para isso, sugerimos o curso a seguir, que ensina como baixar e instalar o projeto, apresenta a estrutura do framework, assim como seus principais recursos. Você aprenderá sobre tudo isso e ao final também terá desenvolvido um CRUD básico.

Além desse curso, também recomendamos a leitura do post abaixo, que nos mostra como criar um projeto simples com Ionic para Android.

Web Services

Fundamental na programação mobile, o consumo de serviços web não seria diferente ao optarmos pelo Ionic. Neste caso, criamos providers, que representam um tipo de componente responsável por encapsular a lógica de acesso aos serviços, removendo essa responsabilidade das páginas de nosso app.

Para aprender como acessar web services no Ionic, assista ao curso:

Ionic CLI

Nesta seção você encontrará documentações criadas com o intuito de apresentar os diversos comandos da Interface de Linha de Comandos (CLI) do Ionic. Utilize esse material para consulta rápida:

Conteúdo Extra

Sabemos que o Ionic não é o único framework para desenvolvimento móvel multiplataforma. Entre as opções, temos também o Cordova e o Xamarin. Você sabe quais as semelhanças e diferenças entre eles? Está em dúvida sobre qual adotar em seu próximo projeto? Para conhecer essas tecnologias, recomendamos:

Guias relacionados

Como você já pôde notar, o Ionic utiliza o Apache Cordova por debaixo dos panos. Diante disso, caso tenha interesse em se aprofundar no Cordova para saber em detalhes como ele funciona, assim como criar projetos a partir dele, acesse:

Com outro propósito, mas também relacionado ao tema desse guia, está o Angular. Para aprender sobre o framework que faz parte do core do Ionic, confira:

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Ajude-nos a evoluir: você gostou do post?  (7)  (0)

Para avaliar você precisa ser um assinante MVP :)

Ficou com alguma dúvida?