Guia de Linguagem

Modelagem de Processos de Negócio


Neste guia de consulta você encontrará diversos conteúdos que podem ser usados ao longo dos seus estudos sobre a Modelagem de Processos de Negócios, explorando técnicas e ferramentas relacionadas a essa atividade.

Introdução

Com o aumento da concorrência e a busca incessante por qualidade e eficiência, conhecer o negócio de uma empresa e como ele funciona é primordial para a sobrevivência desta. Relacionado a isso, faça uma breve reflexão: como você pode gerenciar um processo se não tem domínio sobre ele?

Para atender esta necessidade, este guia apresenta conceitos, técnicas e ferramentas para a Modelagem de Processos de Negócios, atividade que possibilita a análise e melhoria dos processos de uma empresa.

Uma introdução à Modelagem de Processos de Negócio pode ser obtida nos posts abaixo:

Ferramentas

Agora que você já teve o primeiro contato com BPM e já sabe, inclusive, que existe uma notação para especificar a modelagem, é natural buscar por ferramentas que deem apoio a essa atividade. Com as ferramentas criadas para esse contexto, torna-se mais fácil não apenas fazer a modelagem e a manutenção dos modelos, como também a verificação de pontos que podem ser aperfeiçoados.

Nesta seção reunimos os posts que apresentam algumas das principais ferramentas para a Modelagem de Processos de Negócio:

BPM na prática

Neste ponto você já conhece os conceitos e ferramentas para lidar com BPM. Agora, que tal ver tudo isso na prática? Para “quebrar o gelo” e aplicar toda a teoria já abordada, vejamos alguns estudos de caso. A partir disso você terá uma noção mais precisa de por onde começar para modelar os negócios da empresa em que atua, como fazer otimizações e, até mesmo, como identificar e evitar erros comuns, algumas vezes cometidos na execução dessa atividade.

Mais sobre Engenharia de Software

Além dos vídeos e artigos contidos nesse guia, a DevMedia publica com frequência novos conteúdos sobre engenharia de software, os quais você encontra nos Guias de Consulta abaixo:

Você também pode listar todo o conteúdo de Engenharia de Software clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida?