Guia de Linguagem

MySQL


Neste guia de consulta você encontrará diversos conteúdos que podem ser usados ao longo dos seus estudos sobre o banco de dados MySQL. Consulte este guia para aprender mais sobre a administração e uso desse SGBD.

Introdução

O MySQL é um dos SGBDs mais utilizados no mercado. Com versões gratuitas e pagas, atende os requisitos dos projetos mais simples aos mais complexos. Neste guia você encontrará artigos, vídeos e cursos que ensinam como trabalhar com esse banco de dados, iniciando pelo curso completo sobre esse banco:

Em seguida, veja nos artigos abaixo como instalar e manipular esse banco via linha de comando:

Modelagem de dados

Saber modelar é um dos grandes desafios quando vamos trabalhar com banco de dados. Durante a modelagem de um sistema é comum o desenvolvedor se deparar com situações em que é preciso definir qual tipo de relacionamento, tabelas e atributos devem ser criados para atender a necessidade para a qual o sistema se destina. Veja a seguir algumas dicas que vão lhe ajudar a entender e realizar melhor a modelagem de dados em seus sistemas:

Já os artigos abaixo tratam da implementação de herança de dados no MySQL:

Full-Text Search

Full-Text Search é uma técnica para a realização de consultas textuais em grandes volumes de dados. Essa funcionalidade é implementada na forma de um índice no MySQL e permite localizar palavras e frases com grande eficiência dentro de campos textuais, superando as limitações do operador LIKE.

Stored procedures e Functions

Stored Procedures (SPs) ou Procedimentos Armazenados são blocos PL/SQL nomeados, também chamados de subprogramas, que são armazenados como objetos do banco de dados. Os SPs permitem criar blocos de código que podem conter instruções procedurais e instruções SQL e podem possuir, opcionalmente, parâmetros de entrada e/ou saída.

Semelhante aos Stored Procedures existem as functions. A diferença principal é que as funções obrigatoriamente devem retornar um valor. As funções são muito utilizadas para computar valores, promover reusabilidade e facilidade de manutenção e podem ser chamadas a partir de instruções SQL.

Segurança

Segurança é uma necessidade de qualquer sistema e se estende também aos bancos de dados, pois é necessário garantir, por exemplo, que os dados não sejam acessados por usuários não autorizados. Nesta seção separamos alguns artigos que tratam de técnicas para aprimorar a segurança das suas aplicações com MySQL.

Replicação

O objetivo de um mecanismo de replicação de dados é permitir a manutenção de várias cópias idênticas de um ­­­­mesmo dado em vários servidores de bancos de dados. Os principais benefícios da replicação de dados são a redundância, o que torna o sistema tolerante a falhas; a possibilidade de um balanceamento de carga do sistema, já que o acesso pode ser distribuído entre as réplicas, e finalmente; ter o backup online dos dados, já que todas as réplicas estariam sincronizadas.

Alta disponibilidade

Alta disponibilidade (ou high availability) é uma característica de sistemas capazes de resistir a falhas de software ou hardware e responder adequadamente às requisições que lhe são feitas mesmo em situações críticas, mantendo-se disponível para seus usuários durante o maior tempo possível (idealmente 100%). Veja abaixo alguns artigos explicando um pouco melhor alta disponibilidade.

Otimização de desempenho

Muitas vezes é necessário aplicar mudanças visando otimizar o desempenho das operações de escrita e leitura de dados. Nesses cenários pode-se empregar um conjunto de técnicas para que as operações de acesso ao banco de dados possam ser realizadas mais rapidamente. Confira a seguir conteúdos sobre como analisar e otimizar o desempenho do seu banco MySQL:

Arquitetura

Nesta seção você encontrará artigos que lhe apresentarão informações importantes sobre a estrutura interna do MySQL e como planejar a arquitetura do seu banco para atender às necessidades do seu negócio:

Big Data

Aqui separamos alguns links sobre a utilização do MySQL em cenários onde o volume de dados e a velocidade de geração destes é muito grande.

Conteúdo extra

Nesta seção trazemos reunimos diversos artigos que lhe permitirão aprimorar seus conhecimentos sobre administração e uso do MySQL.

Comparativos entre SGBDs

Comparar SGBDs sempre é um grande desafio, pois cada banco de dados tem suas características que podem ser melhor aproveitadas em determinados contextos. Sendo assim, é importante conhecer as características de cada opção disponível no mercado a fim de optar pela que melhor atende às necessidades do negócio. Nos artigos abaixo você verá comparações entre os principais SGBDs em diversos aspectos.

Já os links a seguir demonstram como realizar tarefas comuns nos diferentes bancos, comparando suas sintaxes e estruturas:

Mais sobre bancos de dados

Além dos vídeos e artigos contidos nesse guia, a DevMedia publica com frequência novos conteúdos sobre bancos de dados, os quais você encontra nos Guias de Consulta abaixo:

Ficou com alguma dúvida?