Guia de Linguagem

Plataforma Universal do Windows


Neste guia de consulta você encontrará diversos conteúdos sobre a Plataforma Universal do Windows (UWP), com a qual você pode programar aplicativos para dispositivos com o Windows 10, como smartphones, tablets, PCs com o Visual Studio e C#.

Introdução

A Plataforma Universal do Windows (ou UWP do inglês) é uma plataforma para desenvolvimento de aplicações para dispositivos com o sistema operacional Windows 10. Com ela podemos criar apps que, a partir de um único código, são capazes de rodar em smartphones, tablets, PCs e outros devices com o Windows 10, como Hololens, XBox One e Surface Studio.

Para desenvolver aplicações universais, como você verá no curso abaixo, usamos C# e recursos do ecossistema .NET:

Agora que você já conhece a UWP, a leitura dos artigos abaixo lhe ajudará a fixar alguns conceitos e conhecer outros que lhe ajudarão no desenvolvimento dos seus aplicativos:

Já os artigos a seguir trazem algumas dicas rápidas sobre recursos da plataforma:

Acessando o SQLite

O SQLite é um banco de dados amplamente utilizado em aplicações mobile e possui bibliotecas para acessá-lo com diversas linguagens. Na UWP não seria diferente.  Como você verá no curso abaixo, é bem simples armazenar seus dados nesse banco:

Consulte também os artigos abaixo e veja mais informações sobre como trabalhar com esse banco em suas aplicações universais:

APIs

A Microsoft oferece várias APIs que podem ser usadas para enriquecer as aplicações. Por exemplo, como você pode ver nos artigos abaixo é muito simples integrar seus aplicativos com a Cortana (assistente virtual do Windows) e com o Bing Maps:

Padrões de Projeto

Na programação mobile também existem padrões de projeto que tornam os projetos mais organizados, fáceis de manter, e nos permitem explorar ainda mais os recursos de cada plataforma. Na Plataforma Universal do Windows, bem como no WPF, costuma-se empregar o padrão MVVM (Model-View-ViewModel), que visa separar a lógica de negócio da camada de apresentação, semelhante ao que o MVC propõe para aplicações web.

Assista ao curso abaixo para conhecer esse padrão e aprimorar seus projetos com essa técnica:

Publicação

Agora que você já aprendeu a desenvolver seus aplicativos, é hora de publicá-los na loja e disponibilizá-los para download, certo? No curso abaixo você aprenderá o passo a passo necessário para lançar seu app na Windows Store, a loja de aplicativos do Windows 10, para que seus usuários possam baixá-los em seus dispositivos:

Conteúdo extra

Aqui separamos mais alguns conteúdos que abordam temas mais pontuais dentro da UWP, mas que certamente lhe ajudarão a se aperfeiçoar nessa plataforma:

Mais sobre Mobile

Além dos cursos e exemplos sugeridos nesse guia, a DevMedia publica com frequência novos conteúdos sobre programação mobile, os quais você pode conferir nos Guias de Consulta abaixo:

Além disso, você pode conferir todo o conteúdo sobre programação mobile clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida?