Guia de Linguagem

Scrum


Com o aumento das exigências dos clientes e prazos cada vez mais curtos, encontrar opções para possibilitar o projeto, implementação e implantação de um sistema com mais qualidade e em menos tempo é fundamental.

Introdução

O Scrum é uma metodologia ágil de desenvolvimento e gestão de projetos que, apesar de não ser restrita à indústria de software, é mais conhecido e empregado nesse meio. Também chamado de framework, o Scrum propõe uma série de atividades e ferramentas que podem ser usadas e adaptadas à realidade de cada projeto para garantir o sucesso no que diz respeito à entrega de valor dentro dos prazos estabelecidos.

Se você está conhecendo o Scrum, acesse os artigos abaixo, que apresentam uma introdução ao framework e ao desenvolvimento ágil:

Para ter o primeiro contato com esse conceito e conhecer de forma mais aprofundada desse amplo universo, sugerimos os posts abaixo:

Scrum Master

O Scrum prevê papéis que devem ser desempenhados por membros da equipe a fim de obter os melhores resultados dentro do projeto. Um desses papéis é o Scrum Master, que atua com uma postura de liderança, gestão e resolução de problemas, visando sempre o bom desempenho do time.

Nos artigos a seguir você compreenderá melhor a função desse papel dentro do Scrum:

Para aqueles que atuam nessa função e desejam se destacar no mercado, além de se aperfeiçoar no desempenho do papel existe uma certificação que você pode conhecer melhor no artigo abaixo:

Product Owner

Outro papel que compõe o Scrum é o Product Owner. Este é responsável por definir os itens que irão compor o Product Backlog (tarefas/funcionalidades a serem executadas) e ordená-las por prioridade. Ele faz a comunicação entre os clientes e a equipe, traduzindo os requisitos de negócio em itens do backlog.

No curso abaixo você conhecerá esse papel e suas atribuições:

Veja também nos artigos a seguir conteúdos que lhe ajudarão a definir o melhor Product Owner para seu projeto, bem como se aprimorar nessa função:

Planning Poker

O Planning Poker é uma técnica usada para estimar e planejar atividades. A partir de um jogo de cartas baseado na sequência de Fibonacci a equipe pode atribuir pesos/valores a cada atividade prevista, definindo a quantidade de trabalho necessária para concluí-la. A partir disso pode-se planejar quais tarefas poderão ser executadas dentro de um período de tempo, evitando imprevistos e estouro de prazos.

eXtreme Programming - XP

O XP (eXtreme Programming) é outra metodologia de desenvolvimento ágil, mais focada em projetos de software. Devido às suas propostas distintas, o XP e o Scrum podem ser usados em conjunto, adaptando o melhor de cada um às necessidades do projeto e da equipe.

Nos artigos a seguir você conhecerá melhor as características dos dois:

Kanban

O Kanban é uma técnica de organização e planejamento de trabalho que consiste, basicamente, da organização visual das tarefas a serem feitas, em andamento e concluídas. Normalmente para isso são usados quadros físicos com post-its ou softwares especializados.

Quando usado dentro do Scrum o Kanban facilita a gestão das tarefas e comunicação entre a equipe, que consegue visualizar rapidamente o status de cada atividade.

Engenharia de Requisitos

Sendo o Scrum uma metodologia amplamente utilizada no desenvolvimento de software, saber efetuar o levantamento de requisitos de forma eficiente e alinhada com as práticas do framework é fundamental para o sucesso do projeto.

Os artigos abaixo tratam dessa etapa, concentrando-se em como trabalhar de forma ágil, gerar o product backlog, entre outras dicas.

Gestão de equipes

A gestão da equipe é fundamental para garantir a produtividade e alcançar o sucesso em todo projeto. Nos artigos abaixo você confere conteúdos sobre esse assunto dentro do contexto do Scrum:

Nesse contexto, um grande desafio é lidar com equipes remotas e geograficamente distribuídas, assunto abordado nos artigos abaixo:

Testes no Scrum

A realização de testes está presente em todo o ciclo de vida das aplicações e tem por objetivos principais: garantir o bom funcionamento dos softwares e que este atende aos requisitos especificados. Veja como lidar com testes em projetos no qual está sendo aplicado o Scrum:

Gestão de projetos

A utilização do Scrum interfere diretamente na gestão dos projetos, definindo atividades e papéis que devem ser executados/desempenhados a fim de obter êxito. Nos links abaixo você verá como realizar a gestão eficiente de projetos nos quais se está empregando o Scrum:

PMBOK/PMI

O PMBOK (Project Management Body of Knowledge), produzido pelo PMI (Project Management Institute) é um guia com um conjunto de conceitos, ferramentas e técnicas que tratam da gestão de projetos e como ela deve ser feita. Os conhecimentos adquiridos desse guia podem ser usados em conjunto com o Scrum, como você pode ver nos links a seguir:

CMMI

Nesta seção você encontra artigos que lhe guiarão na integração do CMMI (Capability Maturity Model Integration) ao Scrum, unindo a metodologia ágil às práticas de evolução da maturidade dos processos.

MPS.BR

O MPS.BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) é um movimento e um conjunto de práticas para a melhoria da qualidade do software no cenário brasileiro. Integrar esse modelo em projetos que usam o Scrum é possível e você verá como nos links a seguir:

Praticando

Nada melhor para fixar o conhecimento do que praticar, certo? Nesta seção separamos alguns conteúdos para que você possa aplicar na prática o que aprendeu até aqui.

Conteúdo extra

Nesta seção separamos alguns conteúdos adicionais para que você continue aperfeiçoando seus conhecimento sobre a utilização do Scrum em seus projetos de software:

Mais sobre Engenharia de Software

Além dos vídeos e artigos contidos nesse guia, a DevMedia publica com frequência novos conteúdos sobre engenharia de software, os quais você encontra nos Guias de Consulta abaixo:

Você também pode listar todo o conteúdo de Engenharia de Software clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida?