Olá pessoal, neste artigo veremos o funcionamento das janelas Immediate, Watch e Quick Watch, do Visual Studio.

O Visual Studio é uma ferramenta poderosíssima, muito à frente de ser apenas um “editor de códigos” como algumas pessoas acham. Ele conta com muitas (muitas mesmo!) ferramentas essenciais a todo desenvolvedor de sistemas.

Temos diversas janelas no Visual Studio, que nos auxiliam na execução de nossos sistemas. Neste artigo citarei três delas.

Immediate Window – Esta é, dentre todas as janelas do VS, a mais útil, com certeza. Ela nos permite realizar codificações e alterações no código em tempo de execução (enquanto estamos debugando a aplicação).

A documentação da MSDN sobre esta janela diz o seguinte: “O Immediate Window é usado em tempo de design para debugar e avaliar expressões, executar statements, imprimir valores de variáveis, etc. Permite a você digitar expressões para serem avaliadas ou executadas pela linguagem de desenvolvimento durante o debugging.” (tradução livre).

Assim, podemos avaliar o código da aplicação, como avaliarmos qualquer outro código, como podemos ver na Figura 1, que ilustra a operação básica de soma das variáveis criadas em tempo de execução.

Criando variáveis e as somando, no Immediate Window

Figura 1. Criando variáveis e as somando, no Immediate Window

Podemos utilizar a interrogação antes de declarar as expressões, é de uso opcional.

Também é possível utilizar o Immediate para operações mais complexas, como por exemplo, como quando queremos saber o conteúdo de um valor de uma lista genérica, ilustrado pela Figura 2

. Conteúdo de um item de uma lista de produtos

Figura 2. Conteúdo de um item de uma lista de produtos

Nesses casos é melhor o uso das próximas janelas:

Watch e Quick Watch – Bem parecidas, estas janelas nos permitem avaliar as variáveis, expressões e guardar os resultados (famoso copy paste) para utilizarmos em uma situação posterior. A diferença básica entre elas é que na Watch você tem uma janela parecida com a Immediate Window, com três campos, Name, Value e Type, que são nome, valor e tipo do objeto, respectivamente (na Quick Watch também tem esses campos). Enquanto que na Quick Watch é aberto como um “popup”, mais prático e rápido, quando você deseja apenas verificar o valor do objeto e fazer simulações com ele.

As Figuras 3 e 4 exibem o valor de um lista, utilizando Watch e Quick Watch.

Lista de produtos na janela Watch

Figura 3. Lista de produtos na janela Watch

ista de produtos na janela Quick Watch

Figura 4. Lista de produtos na janela Quick Watch

Note que na Quick Watch temos o campo Expression. Nele, podemos alterar o valor para o que desejarmos e fazermos os testes em tempo de execução, bem similar ao Immediate Window.

Com o uso destas janelas, conseguimos aumentar a produtividade no desenvolvimento, visto que não precisamos parar de debugar a aplicação, já que estas janelas servem para executarmos os testes rápidos e práticos. Assim podemos já descobrir o erro e alterarmos depois no código.

Assim finalizo o artigo. Muito obrigado a todos! Um abraço, e até o próximo artigo.