Implementando o recurso de ajuda em sistemas Windows Forms

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (5)  (0)

Este artigo tem o objetivo de demonstrar o funcionamento de dois controles presentes na Toolbox do Visual Studio.Net para implementação de ajuda em nossos sistemas: HelpProvider e o ToolTip.

Implementando o recurso de ajuda em sistemas Windows Forms

 

Este artigo tem o objetivo de demonstrar o funcionamento de dois controles presentes na Toolbox do Visual Studio.Net para implementação de ajuda em nossos sistemas: HelpProvider e o ToolTip.

O controle HelpProvider é usado para associar um arquivo de ajuda ( arquivos .col /.chm /.htm /.html ) as aplicações Windows Forms ou associar uma ajuda para um determinado controle, da forma que quando o usuário digitar a tecla F1 sobre o controle no qual estiver o foco, será exibida um janela apresentando a ajuda especifica ao controle.

impwinformfig01.JPG
Figura 1 – Exemplo do HelpProvider.

O controle ToolTip é utilizado em aplicações Windows para inserir um texto a um determinado controle, exibindo uma dica quando o usuário arrastar o mouse sobre o mesmo.

impwinformfig02.JPG
Figura 2 – Exemplo do ToolTip.

Inicialmente vou demonstrar o uso do controle HelpProvider, para isso arraste o componente HelpProvider presente na tab Components da ToolBox para o seu formulário e o controle será incluído automaticamente no tray do formulário  Windows.

impwinformfig03.JPG
Figura 3 –
Componentes HelpProvider e ToolTip incluído na Tray do Formulário Windows.

Para definir um arquivo de ajuda, vá até a propriedade HelpNamespace do HelpProvider  e informe o caminho do arquivo fonte de ajuda. Conforme já dito anteriormente, esse arquivo pode ser um arquivo .htm/.html/.chm .

Para abrir a seção específica da ajuda, especifique a propriedade ShowHelp on HelpProvider1 do formulário para True

Cada componente HelpProvider mantém referências para os controles associados. Pra definir a palavra-chave ou o tópico para ajuda, alteramos a propriedade HelpKeyword on HelpProvider1.

impwinformfig04.JPG
Figura 4 – Janela de propriedades do controle TextBox1 exibindo as propriedades associadas ao componente HelpProvider1.

Além da associação de um arquivo de ajuda, podemos associar uma ajuda específica a um controle usando o a propriedade  HelpString on HelpProvider1. A string que você associar ao controle será exibida em uma janela quando o usuário pressionar a tecla F1 enquanto o controle tiver o foco. Você poderá configurar a propriedade HelpString para cada controle no formulário no qual desejar uma ajuda.  Uma outra alternativa para exibir ajuda, é habilitar o botão de ajuda do formulário definindo a propriedade HelpButton. Quando o usuário clicar no botão (?) o cursor do seu mouse será alterado para exibir o (?). Clique no campo no qual a propriedade  HelpString está definida e a janela de ajuda será exibida.

Agora irei demonstrar o uso do ToolTip. No Visual Basic .NET o controle ToolTip é usado para controlar as dicas para todos os controles em um formulário. Aarraste o componente ToolTip presente na tab Common Controls da ToolBox para o seu formulário e o controle será incluído automaticamente no tray do formulário  Windows.

 

impwinformfig05.JPG
Figura 5 – Janela de propriedades do controle ToolTip.

Na figura acima temos as propriedades do controle ToolTip. Neste artigo vou abordar as seguintes propriedades:

§         Initial Delay: define o intervalo de tempo para que a dica da tooltip seja exibida;

§         IsBallon: define se o tooltip terá um formato de balão;

§         ToolTipIcon: define um ícone para o tooltip;

§         ToolTipTitle: define o título do tooltip.

Assim como o HelpProvider, o componente ToolTip mantém referências para os controles associados. Pra definir uma dica através do ToolTip, alteramos a propriedade ToolTip on ToolTip1 do controle desejado.

impwinformfig06.JPG
Figura 6 – Janela de propriedades do controle TextBox1 exibindo as propriedades associadas ao componente ToolTip1.

Chegamos ao final do artigo. Podemos verificar que o Visual Studio.Net possui controles que auxiliam o usuário na utilização dos nossos sistemas, e que se bem configurados podem evitar grandes dores de cabeça no suporte a usuários.

Até o próximo,

Regilan Meira

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?