Ingressando no mundo Java – Parte II

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

No artigo anterior falamos sobre o que representa a plataforma Java, e fizemos uma breve descrição do que é essa linguagem de programação...

 

No artigo anterior falamos sobre o que representa a plataforma Java, e fizemos uma breve descrição do que é essa linguagem de programação, assim como suas principais características e ferramentas, além de sites onde podemos encontrar informações e utilidades.

 

O Java é uma linguagem de programação orientada a objetos com um conjunto de bibliotecas, também conhecido por Frameworks, e utiliza uma máquina virtual (Um nome muito comum nos dias atuais!), a JVM ou Java Virtual Machine.

 

Independente da plataforma de execução, seja Windows, Linux ou Solaris, o código gerado pelo Java é armazenado em um arquivo .java, e compilado para arquivos .class. Vejam a figura abaixo:

 

apimjp1fig01.jpg 

 

Obs.: Mais a frente falaremos sobre a segurança no ambiente Java, por se tratar de um assunto muito importante daremos uma ênfase maior.

 

As principais características da linguagem Java são:

·         Simples – implementação fácil e sem a necessidade  de treinamento preciso (mas requer estudo!) . É de tamanho pequeno e um dos objetivos da linguagem em Java é prover meios para a construção de software que possa rodar sozinha em equipamentos com pouca capacidade de processamento. O tamanho do interpretador assim como do suporte a classe é de 40 Kbytes; adicionando as bibliotecas padrões básicas tem-se um total aproximado de 175K.

·         Orientada ao Objeto - Suporta os conceitos de orientação a objetos, favorecendo extensibilidade e reusabilidade.

·         Distribuída - possui uma biblioteca extensa de rotinas que podem ser copiadas com protocolos TCP/IP como HTTP e FTP. As aplicações desenvolvidas em Java podem abrir e acessar objetos através da rede via URL's e de forma fácil e simples.

·         Robustez – Os programas são confiáveis, reduzem imprevistos em tempo de execução e é destinado para escrever programas que possam ser confiáveis em uma variedade de hipóteses. Uma linguagem fortemente tipada (lembra muito o C++), porém difere do C/C++ pois possui um modelo de ponteiro que elimina a possibilidade de sobreescrição de memória e corrupção de dados.

·         Segurança – A linguagem Java é usada em redes, seja na Internet ou em redes corporativas e por isso requer segurança. As técnicas de autenticação são baseadas na criptografia de chave pública e fazem uma verificação de código de byte, evitando acréscimo de vírus, worms, cavalo de Tróia ou outros males da Internet (o que significa que, caso o tamanho do pacote for alterado no caminho, a execução será cancelada). A Java suporta os padrões de criptografia de chave pública da RSA, possibilitando a proteção de privacidade. Por isso é muito difundida nos meios públicos, como governos e faculdades. Um exemplo: ReceitaNet e outros sistemas de bancos públicos.

·         Portabilidade – Mesmo em situações como desenvolvimento de aplicações para Celulares, PDA´s e outros, elas funcionam da mesma maneira o que a torna completamente especifica para cada situação ou ambiente, mas nunca sendo uma linguagem de um ambiente de sistema operacional única.

·         Alto Desempenho – Por ser de natureza independente do ambiente, eleva-se o desempenho pois o uso da máquina virtual, (não confundam com máquinas virtuais como VirtualPC ou VMware), tornam o uso de aplicações rápidos e independentes.

 

Há outras características, como Arquitetura Neutra, de Simples Interpretação, Multithreaded e muito dinâmica.

 

Para finalizar, acesse: http://www.java.com/pt_BR/, onde temos exemplos de aplicações e até mesmos jogos em Java. Lá você terá também a ferramentas, manuais e outras coisas que o ajudarão a ingressar nesse mundo do Java.

 

Acessem: http://pt.wikibooks.org/wiki/Java/Como_funciona_o_primeiro_programa

 

Até a próxima!

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?