Iniciando o uso de Web Services no .NET

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Construa e utilize na prática Web Services em suas aplicações ASP.NET.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Magazine edição 96. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Easy Delphi

Iniciando o uso de Web Services no .NET

Construa e utilize na prática Web Services em suas aplicações ASP.NET

 

Nesse artigo veremos

· Criação de um Web Services na prática;

·     Utilização do Web Service criado.

Qual a finalidade

·     Os Web Services podem ser muito úteis, pois podem ser facilmente acessados e podem prover acesso ao banco de dados ou funções específicas de maneira bastante transparente.

Quais situações utilizam esses recursos?

·     Uma situação bastante interessante para a utilização de um Web Service é quando necessitamos que nossa aplicação seja acessada de diferentes dispositivos e meios de acesso, ex.: Um banco de dados pode ser lido pelo Desktop, pela internet, por dispositivos móveis como PocketPC’s, Palm’s e celulares, além é claro, de poder estar disponível para aplicações escritas em Delphi, PHP, ASP.NET, entre outras.

 

Acompanhando a evolução das ferramentas de desenvolvimento e da internet, os Web Services também evoluíram de plataforma. Faremos aqui a criação de um Web Service baseado em ASP.NET, ao invés de Win32 (visto na edição 95). A criação do serviço utilizando outra plataforma não irá alterar a compatibilidade entre as demais plataformas. Sua acessibilidade permanecerá a mesma entre Win32 e .NET Framework, bem como entre as mais diversas ferramentas de desenvolvimento utilizadas. Para criação do WS (“Web Service”), utilizaremos o Borland Developer Studio 2006. Desenvolveremos um serviço (“Server”) e uma aplicação cliente, onde iremos simular um conversor de temperaturas. As regras de conversão ficarão centralizadas na camada servidora do serviço através de funções com retorno de valores e as referências serão feitas por meio de uma aplicação cliente baseada na plataforma ASP.NET.

 

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?