Artigo do tipo Teórico
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre Engenharia.
Iniciando o uso do Personal Software Process
A qualidade seja ela de produto, do processo, ou da técnica do indivíduo, está sempre presente em discussões para se determinar a tal corrente pergunta em projetos de desenvolvimento de software: “Onde estamos errando?” Sugere-se que você extraia o máximo possível de conhecimento de cada método e faça uma adequação do mesmo às suas necessidades.

A partir do resumo, é possível visualizar como as áreas de competência do PSP podem ser exploradas. Os conceitos devem ser adquiridos de diversas formas e as habilidades são a comprovação de que o profissional tem a capacidade de aplicar os conceitos aprendidos na prática. Fazer algumas adequações do processo para a sua realidade diária é essencial para iniciar e, com o tempo, tentar aprimorar cada vez mais as atividades, bem como a automatização (através de ferramentas). Se você tem boas experiências nesse sentido, tente também repassá-las a quem estiver por perto, pois a multiplicação do conhecimento adquirido e da prática do processo só trará melhores profissionais para perto de você.

Este artigo apresenta uma visão geral sobre processos e modelos de software. Traz um breve histórico de como surgiram os processos e modelos desenvolvidos e mantidos pelo SEI, dando ênfase ao PSP, um processo de melhoria do trabalho individual. Nele estão algumas diretivas de como você pode iniciar a utilização do processo, conquistando a melhoria do trabalho individual.

Em que situação o tema útil
O tema é útil para desenvolvedores de software que trabalhem sozinhos ou em equipe. Também pode ser utilizado por gerentes de projeto que tenham o intuito de melhorar o trabalho de cada indivíduo de sua(s) equipe(s) de projeto.

A palavra qualidade é definida por: atributo, categoria, espécie, ou ainda o conjunto de condições que indicam a boa ou má caracterização de uma coisa. Eis aqui a preocupação de 10 entre 10 profissionais respeitáveis do mercado de software. Os fatores ou atributos que a especificam na visão de cada profissional podem ser explicitados de forma diferente, porém giram em torno do atendimento ao tempo das atividades, aos custos estabelecidos para um projeto, à satisfação dos usuários, a boa manutenibilidade do software, passando ainda pela capacitação da equipe de projetos, dentre muitos outros.

Este último envolve além de conhecimentos técnicos dos participantes e um bom entrosamento (no que tange a serviços e processos), a melhoria do trabalho de cada individuo, também tecnicamente, porém organizacionalmente e socialmente enquanto trabalhador. Uma pessoa pode desenvolver suas atividades tecnicamente de forma perfeita, porém, se possuir dificuldades na organização de suas tarefas, de seu processo de trabalho (quando envolve os demais), ou ainda socialmente (dificuldade de trabalhar em equipe), dificilmente será visto como um colega de trabalho que realiza seu trabalho com qualidade.

A qualidade seja ela de produto, do processo ou da técnica do indivíduo está sempre presente em discussões para se determinar a tal corrente pergunta em projetos de desenvolvimento de software: “Onde estamos errando?” A resposta para essa pergunta passa necessariamente pela adoção ou não dos processos de qualidade do trabalho individual, da equipe, da empresa/organização e ainda do próprio produto. Nesse sentido, algumas normas tais como as ISO/IEC, IEEE como também processos de qualidade como os do PMI (Project Management Institute), PSP (Personal Software Process), TSP (Team Software Process) e CMMI (Capability Maturity Model Integration) são implantados para que o “desgaste”, sempre presente em projetos de desenvolvimento, tornem-se menor. Uma pergunta a ser feita é: como esses processos foram surgindo ao longo das últimas décadas?

Neste artigo, será apresentada uma breve resposta para essa questão e na sequência um resumo com uma simplificação do uso do PSP para que os profissionais que desejem iniciar seu uso possam estabelecer uma rotina diária em busca da melhoria contínua do seu trabalho como desenvolvedor de software. Alguns dos problemas com os quais esses profissionais se deparam também são abordados, tais como: a organização de um método, o conhecimento específico do PSP, os custos elevados para um treinamento ou a certificação PSP, dentre outros.

Relevância dos processos de melhoria individual ...
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