Olá galera, nesta dica falarei sobre uma ferramenta bem interessante, usada no final de um projeto, onde nós podemos montar um instalador, e disponibilizar para nosso usuário ao invés de mandarmos um arquivo .rar, ou algo do tipo, tornando assim mais apresentável a sua solução ou projeto.

Inno Setup

O Inno é uma boa ferramenta destinada a criação de Instaladores Free. Encontramos ela no link http://www.jrsoftware.org/isinfo.php

Ao baixar a ferramenta instale a mesma, e em seguida comece a montar o exemplo que faremos nesse artigo.

Ao abrimos o programa veremos a seguinte janela (Figura 1), onde podemos configurar um instalador através de script ou através do Wizard. Nesse artigo faremos através do Wizard, pois é muito mais prático.

Tela de configuração

Figura 1. Tela de configuração

Selecione a opção marcada na Figura 2. Avance a primeira janela, pois ela é apenas informativa.

Tela inicial

Figura 2. Tela inicial

Na janela seguinte (Figura 3) podemos ver as informações de versão e descrição do produto que será gerado a partir do instalado.

Informações do programa a ser instalado

Figura 3. Informações do programa a ser instalado

Ao avançarmos podemos definir a pasta de instalação. Normalmente deixamos Default, mas se seu software fizer uso de caminho fixo, basta você alterar e apontar para o local que deseja ficar a instalação. Observe a Figura 4.

Pasta de instalação

Figura 4. Pasta de instalação

Na janela da Figura 5 definimos o executável, e podemos adicionar arquivos (DLL, Imagens, Docs) ou até mesmos pastas que serão incorporadas em nosso instalador.

Definição do executável

Figura 5. Definição do executável

Na Figura 6 escolhemos o nome da pasta que ficará no Menu Iniciar. Podemos colocar um atalho de Uninstall, ou até mesmo adicionar ícones no desktop ou na barra de tarefas.

Definição do menu inicial

Figura 6. Definição do menu inicial

Na Figura 7 temos a possibilidade de informarmos arquivos de Licença, informações na inicialização do Instalador (dando boas vindas, obrigado por usar, etc.), e também ao término da instalação, como "O sistema está instalado, Equipe DevMedia".

Informações sobre arquivos

Figura 7. Informações sobre arquivos

Agora podemos informar a linguagem de instalação, como mostra a Figura 8.

Definição da linguagem

Figura 8. Definição da linguagem

Na Figura 9 definimos a parte de segurança, como serial e um ícone para o executável.

Parte de segurança

Figura 9. Parte de segurança

E por fim, finalizamos a montagem do Instalador.

Agora basta compilar o mesmo, salvar em um diretório, e será gerado um Executável com o nome do Instalador, juntamente com o projeto do Inno Setup, case seja necessário alterar a instalação, ou apenas enviar uma nova versão para o cliente.