Guia Python

Documentação: Instalação do Python

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (4)  (0)

Nesta documentação você encontrará as orientações necessárias para instalar o Python em seu computador.

O Python é uma linguagem de programação interpretada. Assim, para programar e rodar um sistema escrito nessa linguagem é necessária a utilização de um interpretador. Esse recurso lê o código fonte, o analisa e interpreta as instruções em tempo real.

Instalação

Para instalar o Python em sua máquina, faça o download do mesmo na página oficial. A instalação é bastante simples, sendo necessário, basicamente, seguir os passos do wizard até a finalização. Esse processo irá configurar na máquina o interpretador, as bibliotecas padrão da linguagem e a documentação.

Concluída a instalação, podemos executar o interpretador, o que, dependendo da plataforma, pode variar. Para usuários Windows, o interpretador pode ser executado via prompt de comandos ou através da interface IDLE (Python GUI), disponível no menu de programas ou na pasta de instalação. Por outro lado, usuários do Linux e Mac OS já têm o Python pré-instalado em seus computadores.

Executando o interpretador

Uma das formas mais simples de rodar programas em Python é digitar seu código na interface de linha de comando interativa, ou “Shell do Python”. Para isso, acesse o menu Executar do Windows e digite “python”. Em seguida, você deverá ver uma janela com a informação sobre o compilador e a versão, conforme o código a seguir:

  1 Python 3.4.0 (v3.4.0:04f714765c13, Mar 16 2014, 19:25:23) [MSC v.1600 64 bit (AMD64)]
  2 on win32
  3 Type "copyright", "credits" or "license()" for more information.
  

Também é possível encontrar o Python por meio do prompt de comandos do próprio Windows, digitando python. Usuários do Mac OS, por sua vez, podem acessar o interpretador após navegar pelo menu Aplicativos > Utilitários > Terminal e digitar esse mesmo comando. No Linux, esse processo pode ser feito em uma janela do Terminal.

No shell do Python, podemos executar alguns comandos para confirmar sua correta instalação. O código abaixo apresenta alguns exemplos. Nas linhas 1 e 2 é possível ver a execução de um “Hello world”, e nas linhas 3 e 4, a execução de uma expressão matemática.

  1 >>> print('Hello world')
  2 Hello world
  3 >>> print(2**3)
  4 8
  5 >>>
  

Já na Figura 1 podemos ver a execução dos mesmos comandos na interface IDLE, que acompanha a instalação do Python.

execução de comandos
Figura 1. IDLE - Executando comandos Python

Agora, com o interpretador do Python instalado, você já pode começar a desenvolver seus primeiros programas com essa linguagem.

Links Úteis

  • Como trabalhar com coleções de objetos no Delphi:
    Neste microexemplo você aprenderá a trabalhar com a classe TObjectList no Delphi. Trata-se de uma classe genérica por meio da qual podemos manter uma coleção de objetos, que são acessíveis posteriormente por um índice.
  • Aquecendo no Lazy Load:
    Neste DevCast conversaremos sobre o Lazy Load, sua utilidade e analisaremos alguns casos reais de uso. Por fim, veremos um código de exemplo com HTML, CSS e jQuery.

Saiba mais sobre RMAN ;)

  • Web service RESTful com CRUD usando ASP.NET Web API:
    Neste exemplo veremos como desenvolver um web service RESTful utilizando ASP.NET Web API e Entity Framework.
  • Começando no .NET:
    Está pretendendo começar os estudos sobre a plataforma .NET e a linguagem C#? Nós te ajudamos. Confira nesse DevCast alguns passos essenciais para quem está iniciando e deseja se tornar um programador .NET.
 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?