LTSP é o popular sistema de terminais remotos, que permitem reduzir os custos e simplificar a administração de redes ou laboratórios, transformando os clientes em terminais leves.

O LTSP utiliza uma combinação de vários serviços para permitir que as estações não apenas rodem aplicativos instalados no servidor, mas realmente dêem boot via rede, baixando todos os softwares de que precisam diretamente do servidor. Não é preciso ter HD nem CD-ROM nas estações, apenas configurar o BIOS para dar boot através da rede, ou usar um disquete ou CD de boot (no caso das máquinas antigas), é possível ter vários clientes com hardware antigo (ex: Pentium 100Mhz, com 16MB de RAM e placa gráfica de 2MB) e ter um desempenho equivalente ao do servidor (que poderia ser um Pentium 4 com 1GB RAM e placa gráfica de 32MB).




O LTSP 5.2 oferece duas grandes vantagens em relação às versões anteriores. A primeira é o uso do SSH para a execução dos aplicativos, o que torna as conexões remotas bastante seguras. A segunda é a instalação, que se tornou muito mais simples. Em vez de precisar executar uma série de passos manuais, instalando e configurando o DHCP, TFTP, NFS e XDMCP, a instalação se tornou quase automática, com a instalação de um único pacote (ltsp-server-standalone), que instala todos os outros necessários através do sistema de dependências.

Além do sistema tradicional de rodar todos os aplicativos remotamente (thin-client), o LTSP 5.x oferece também um sistema aperfeiçoado de fat-client, onde o cliente roda alguns aplicativos selecionados localmente, com suporte a aceleração 3D. Assim como nas versões anteriores, está disponível também o suporte ao uso de som e de unidades de armazenamento (pendrives, CD-ROM, etc.) espetadas nas estações.

O LTSP é capaz também de rodar seções remotas de servidores Windows através do rdesktop e, como uma última novidade para o LTSP 5.2, está disponível também um sistema de processamento em cluster para o servidor (o ltsp-cluster) que permite criar redes maiores, dividindo o processamento entre dois ou mais servidores.

Agora vamos ao que interessa...

1º Passo: instalação dos pacotes.

Acesse o Terminal.        

Aplicativos - Acessórios - Terminal

Vamos atualizar os repositórios com o comando:


$sudo apt-get update



Em seguida iremos instalar o pacote ltsp-server-standalone.


$sudo apt-get install ltsp-server-standalone



Irá aparecer uma lista de todos os pacotes que serão instalados junto com o LTSP para que o mesmo funcione corretamente, logo abaixo você será perguntado se deseja continuar.

Basta teclar ENTER para aceitar e prosseguir com a instalação.

Aguarde o processo de instalação terminar.

No próximo artigo veremos como configurar a Rede e o servidor DHCP.