Instalação e Configuração do StarTeam – Parte III

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Neste artigo veremos como acessar o servidor.

Acessando o Servidor

Para acessar o StarTeam Server execute o atalho “StarTeam Server” disponível no menu iniciar do Windows em Iniciar|Programas|StarTeam|StarTeam Server 2005 R2. A ferramenta “Server Administration” permite a configuração e administração do servidor StarTeam. Através do Server Administration podemos criar novos server configuration, usuários, grupos, gerenciar licenças de uso, entre outras funcionalidades. Clique na opção StarDraw disponível dentro do treeview Servers abaixo do “nó” Local.

Por padrão o StarTeam instala um servidor de exemplo denominado StarDraw, o qual roda em cima do MSDE. Para iniciar o servidor clique no botão “Start Server” disponível na barra de botões da janela Server Administration.

 

Nota: Você pode adicionar o servidor como serviço do Windows através da opção Run as Service.

 

Caso o ícone do “nó” StarDraw ficar em verde com a letra “V”, indica que o servidor está no ar pronto para ser utilizado (Veja a Figura 15).

 

 

Figura 15. Iniciando o servidor de exemplo StarDraw do StarTeam.

Cada vez que o servidor é iniciado o StarTeam gera um arquivo de log o qual reside dentro do diretório raiz do repositório. No caso do servidor StarDraw, por padrão o repositório é criado dentro da pasta Samples presente no diretório de instalação do servidor. Clicando na opção Accounts disponível no painel esquerdo inferior do Server Administration podemos gerenciar os grupos e usuários que poderão ter acesso ao servidor.

Por padrão o StarTeam disponibiliza o servidor (Server configuration) pela porta 49201, porém você pode configurar uma porta qualquer através da opção Start with Override... disponível na barra de botões. Clique na opção User Manager para abrir a janela de gerenciamento de usuários e grupos. Na tela de Log On entre com o usuário Administrator e a senha Administrator.

 

Dica: É extremamente recomendado que a senha do usuário Administrator seja alterada após a instalação e inicio do servidor StarTeam.

 

Dentro da janela User Manager você pode incluir novos grupos e usuários além de gerenciar as licenças disponíveis (Named ou Concurrent). Veja a janela User Manager em execução na Figura 16.

 

 

Figura 16. Janela User Manager para gerenciamento dos usuários e grupos do StarTeam.

O StarTeam permite a integração, via LDAP, com o AD (Active Directory) do Windows possibilitando que a autenticação de cada usuário seja feita através do login de rede. Como o servidor StarDraw está no ar você pode criar seus usuários, grupos e projetos e trabalhar com este servidor em produção sem problemas; porém, caso você queira criar um repositório vazio, e talvez, em cima de outro banco de dados como o Oracle ou DB2 você pode estar criando nesta mesma máquina um novo Server Configuration, portanto que o mesmo rode em outra porta que não seja a 49201 utilizada atualmente pelo servidor StarDraw. Para criar uma nova configuração clique na opção de menu Server|New Configuration.... O StarTeam abrirá um Wizard para auxiliá-lo na criação do server configuration. Veja a primeira janela do assistente de criação na Figura 17.

 

 

Figura 17. Iniciando a criação de um novo server configuration.

Nesta tela devemos informar o nome do novo server configuration (Configuration Name), o caminho do repositório (Repository path) e o banco de dados a ser utilizado (Database Type). Para o nosso exemplo mantenha selecionado o banco de dados Microsoft SQL Server/MSDE. Dentro da seção Initial Hive Settings podemos definir a estrutura do repositório a ser criado.

 

Obs: O StarTeam permite a criação de repositório compartilhado em várias máquinas através da criação de Hives. Para este artigo manteremos apenas um hive o qual residirá na mesma máquina do StarTeam Server.

 

Clique no botão Next para continuar. Na próxima janela (Create a SQL Server/MSDE Database) entre com o host onde encontra-se o SQL Server rodando e informe também a senha do usuário SA. Você pode verificar a conexão através do botão Verify Connection (Veja a Figura 18).

 

 

Figura 18. Configurando as opções referente ao banco de dados a ser utilizado pelo novo server configuration.

Dentro da seção StarTeam schema information informe o nome do DataSource do ODBC a ser criado, como também o nome do banco de dados e o usuário e senha que será utilizado para acessar o novo banco. Clique no botão Next para continuar. Na última janela (Create Data Files and Transaction Logs) do Wizard temos a opção de definir quantos arquivos de dados e de log de transações serão criados para o novo banco além do caminho físico onde serão armazenados. Mantenha a configuração padrão e clique no botão Finish (Veja a Figura 19).

 

 

Figura 19. Definindo os arquivos de banco de dados a serem criados junto com o server configuration.

Ao finalizar o Wizard o StarTeam criará dentro do treeview da janela Server Administration um novo server configuration. Selecione o server configuration recém criado e clique na opção Start With Override. Dentro da janela “Start with Override” especifique uma porta a ser utilizada, como por exemplo 49202 e aponte dentro do diretório do repositório um caminho para o campo Attachments path (Veja a Figura 20).

 

 

Figura 20. Especificando a porta e attachments para iniciar o novo servidor em paralelo ao StarDraw.

Da mesma maneira que ocorreu com o StarDraw você pode entrar no novo servidor utilizando o usuário Administrator com a senha Administrator.

Utilizando o cliente

Uma vez no ar o servidor do StarTeam nós já podemos acessar o Client para criar nossos projetos e ter acesso aos mesmos. Execute a opção “StarTeam Client” disponível no menu iniciar do windows em Iniciar|Programas|StarTeam|StarTeam Client 2005 R2. Ao abrir a janela do cliente clique na opção de menu Project|Open. Na janela “Open Project Wizard” clique no botão Add Server para que possamos configurar o acesso a um dos nossos dois servidores rodando. Dentro da janela Server Properties entre com uma descrição qualquer para o servidor que está sendo registrado no campo Server description. No campo Server address informe o nome ou IP da máquina onde reside o servidor. Para o campo TCP/IP endpoint informe a porta do mesmo (Veja a Figura 21)

 

 

Figura 21. Configurando o acesso ao servidor a partir do StarTeam Client.

Na seção Encryption level podemos definir até quatro níveis diferentes de criptografia RSA para ser utilizada durante a comunicação entre o servidor e o cliente. Clique no botão OK para fechar a janela. Selecione o servidor e realize um duplo clique no mesmo. Informe um usuário e senha para ter acesso aos projetos. Selecione o projeto StarDraw e clique no botão Concluir para entrar no mesmo (Veja a Figura 22).

 

 

Figura 22. Projeto StarDraw do servidor de exemplo StarDraw.

Nota: Você pode também registrar o servidor que está rodando na porta 49202 através do botão Add Server....

Para criar um novo projeto utilize a opção de menu Project|New.

Conclusão

Neste artigo vimos como instalar e realizar a configuração básica do StarTeam 2005 Release 2 o qual acompanha o BDS 2006. Para obter mais informações sobre o assunto consulte a documentação oficial do produto disponível no cd de instalação ou para download a partir do site da Borland. Um abraço e até a próxima.

Leia também

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?