Instalando o Eclipse + Java Development Kit – Parte 2

Instalando o Eclipse + Java Development Kit – Parte 2

 

Entendendo o JDK

Mas para começarmos a desenvolver em Java precisamos instalar o JDK, mas deve está pensando o que é isso?!

 

O JDK – Java Development Kit são ferramentas necessárias para o desenvolvimento de aplicações Java. Exemplo de ferramentas JDK:

  • Javac – compilador
  • Jar - empacotador
  • Javadoc – geração de documento

 

Instalando JDK

A instalação do JDK é super simples, baixe o arquivo no link: http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk8-downloads-2133151.html?ssSourceSiteId=otnpt

 

Depois de clicar no link você verá a Figura 01.

 

iejdkp2fig01.jpg

Figura 01. Escolhendo o tipo de JDK.

 

Como podem observar na Figura 01, é necessário escolher qual o sistema operacional que você utiliza e qual o idioma que deseja, no meu caso escolhe Plataforma Windows e Idioma em Inglês.

 

iejdkp2fig02.jpg

Figura 02. Efetuando download JDK.

 

Depois de clicar em continue você será redirecionado para uma outra página. Nesta página você deve clicar no link do arquivo para baixá-lo.

 

Quando estiver terminado o download você deve clicar sobre ele e instalar normalmente, só aperte next até aparecer finish. E pronto o seu JDK estará instalado.

 

Estamos quase terminando! Para que a relação Eclipse com JDK funcione verifique se a variável de sistema JAVA_HOME está inserida nos PATHS do seu sistema operacional.

 

Sei, sei... deve ta querendo saber como fazer isso. Bem, vou me basear no Windows Vista. Para acessar as variáveis de sistema do Windows Vista siga as seguintes instruções:

 

1º Passo: Clique com o botão esquerdo do mouse sobre Meu Computador (Computer) e escolha a opção Propriedades (Properties). Conforme mostra a Figura 03.

 

iejdkp2fig03.jpg

Figura 03. Meu computador.

 

Depois de escolher a opção Propriedades (Properties) você verá uma tela conforme a Figura 04.

 

iejdkp2fig04.jpg

Figura 04. Configurações avançadas do Sistema.

 

Clique na opção Configurações Avançadas de Sistema (Advanced system settings), e concerteza irá aparecer um pedido de confirmação para acessar as configurações, então proceda com um ok. Lembrando que isto só acontece com Windows Vista.

Quando confirmado o pedido de acesso às configurações irá ser apresentado uma imagem de acordo com a Figura 05.

 

iejdkp2fig05.jpg

Figura 05. Configurações avançadas do Sistema.

 

Continuando! Clique em Variáveis de Ambiente (Environment Variables). E outra tela irá aparecer... Quantas telas não é? Veja a Figura 06.

 

iejdkp2fig06.jpg

Figura 06. Variáveis do sistema.

 

Verifique se a variável JAVA_HOME existe. Se ela não existir você deve clicar em Novo (New) e informar o nome da variável e o valor da mesma. No nosso caso informe como nome JAVA_HOME e o valor informe o diretório de onde o JRE (Java Runtime Environment) está instalado, como de padrão ele fica no mesmo local onde o JDK foi instalado, pois o JDK vem com o JRE junto. Em outra situação irei explicar tudo sobre o JRE.

 

iejdkp2fig07.jpg

Figura 07. Java Home.

 

Depois de colocar tudo clique em OK conforme a Figura 07. Agora vamos verificar se o JRE está rodando!


Abra o prompt do DOS e digite: “java -version”. Se tudo estiver certo irá aparecer a version do JRE no prompt do DOS conforme Figura 08.

 

iejdkp2fig08.jpg

Figura 08. Versão JRE.

 

Pronto!

 

Você poderá utilizar o Eclipse com a linguagem Java, e lembre-se que no próximo artigo irei explicar como configurar o Eclipse e seus plugins, e logo iremos colocar por a mãoem desenvolvimento Java.

 

Agradeço muito a todos que estão acompanhando o meu primeiro artigo, e espero continuar a fazer muitos outros.

 

Quaisquer dúvidas estarei a disposição.