Integração de sistemas - Tipos e níveis de integração - Revista Engenharia de Software Magazine 46

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (3)  (0)

O artigo provê uma visão geral sobre tipos de integração com ênfase em integração através de banco de dados.

De que se trata o artigo:

Apresenta o desafio da integração entre sistemas de informação no cenário corporativo atual, onde sistemas são usados setorialmente e criam uma demanda de integração em determinado momento. O artigo provê uma visão geral sobre tipos de integração com ênfase em integração através de banco de dados. Neste contexto, este artigo serve como fonte de consulta para analistas de sistemas que precisam definir uma estratégia de integração entre sistemas corporativos.

Em que situação o tema é útil:

Empresas que optam por escolher sistemas diferentes para cada setor, e em algum momento necessitam integrar esses sistemas para otimizar processos ou gerar informações de suporte a decisão, precisam criar uma retaguarda de integração rápida, confiável e compatível com os sistemas a serem integrados. Para iniciar o planejamento de um projeto desse porte, torna-se necessário o conhecimento sobre tipos de integração e soluções praticadas.

Resumo DevMan:

Este artigo apresenta os ambientes de integração de sistemas, expondo os fatores que levam ao surgimento desses cenários. São citadas as necessidades de integração juntamente com seus níveis e desafios, além de apresentar exemplos de técnicas de integração, detalhando a integração de sistemas de informação através de banco de dados.

Autores: Flávio Ferrari Ferreira e Marco Antônio Pereira Araújo

No cenário altamente competitivo em que se encontram as empresas nos dias atuais, possuir sistemas de informação para dar suporte ao ambiente de negócios tornou-se uma obrigatoriedade nos mais diversos ramos de produção. E quando se fala em sistemas de informação para dar suporte ao ambiente de negócios, não se fala apenas em sistemas que controlem o setor financeiro e o estoque das empresas, mas em sistemas que provêm de forma rápida e precisa, informações e estatísticas para dar suporte a decisões de negócio e agilidade de processos. Num âmbito geral, esse tipo de sistema de informação necessita colher dados de diversos setores da empresa, e esses setores geralmente são geridos por sistemas de informações distintos, tornando os dados dissociados. Para resolver esse problema, surge um ramo da tecnologia da informação especializada em integrar sistemas de informação da melhor forma possível para cada cenário.

Este artigo apresenta os ambientes de integração de sistemas, expondo os fatores que levam ao surgimento desses cenários. São citadas as necessidades de integração juntamente com seus níveis e desafios, além de apresentar exemplos de técnicas de integração, detalhando a integração de sistemas de informação através de banco de dados.

Integração de sistemas de informação

Presencia-se atualmente um aumento significativo do uso dos sistemas de informação nas organizações de todos os segmentos. Integrar as informações desses sistemas tornou-se uma tarefa muito importante para que os sistemas possam fazer com eficiência o que se propõem a fazer. Esse crescente desafio motivou a indústria de tecnologia da informação a desenvolver novos conceitos, técnicas, softwares e até empresas direcionadas exclusivamente à questão da integração entre sistemas de informação.

Um dos motivadores desse fato ocorre devido ao crescente uso de sistemas chamados standalone nos departamentos das empresas, ou seja, sistemas que trabalham sozinhos, independente de outros. Esse acabou por se tornar um caminho natural, já que apesar de uma organização necessitar de informações num âmbito geral, a maioria dos setores necessitam de processos diferentes para gerar essas informações. Um caso que se pode citar para ilustrar esse cenário seria de uma empresa que possui uma central de relacionamento com o cliente e utiliza-se de um "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?