Por que eu devo ler este artigo:Este artigo traz uma apresentação prática do plugin EGit, uma ferramenta que auxilia no controle de versão de repositórios Git pela própria IDE Eclipse. O artigo apresenta os princípios básicos do controle de versão de um projeto utilizando-se da ferramenta EGit, um plugin para a IDE Eclipse, e orienta o leitor a utilizar o framework de forma eficiente, se valendo das principais facilidades oferecidas. Este conhecimento é útil para qualquer equipe de desenvolvimento que tenha interesse em estruturar melhor a forma como seus arquivos de trabalho são mantidos e evoluídos ao longo do tempo.

O controle de versão é um sistema que registra as mudanças feitas em um arquivo, ou um conjunto de arquivos, ao longo do tempo de forma que se possa recuperar versões específicas e registrar modificações realizadas.Com isso, a utilização de sistemas de controle de versão garante a cooperação entre a equipe, além de possibilitar o acompanhamento do desenvolvimento de um software versão por versão.

Neste artigo será abordado o sistema de controle de versão Git Hub. Ele permite acompanhar com detalhes da primeira à última versão de um software. O EGit é um plugin para o Eclipse que utiliza uma implementação Java do JGit que possibilita controlar projetos da IDE com o software de controle de versão do Git. De acordo com sua documentação, o plugin não está totalmente pronto, mas atende às funções básicas da ferramenta de controle do Git. O EGit foi movido para a área de incubação do Eclipse Project recentemente.

Visão geral do Git

O Git é um sistema de gerenciamento de arquivos distribuído que pode ser utilizado para versionar wikis, arquivos, códigos e projetos de software em um repositório onde serão guardados. Criado em linguagem C e com fortes e consistentes algoritmos, torna-se rápido e eficiente em suas operações, pois tem o objetivo de manter seu pacote de objetos pequeno de tal forma que quando se faz um clone, operação onde se realiza uma cópia do repositório e o aloca em um cliente de forma sincronizada, o faz de maneira rápida e consistente.

Na Figura 1 pode-se observar o Git em relação aos principais controladores de versão atualmente disponíveis, e como são categorizados.

Comparando Git

Figura 1. Comparando Git

Como uma de suas vantagens, tal sistema de controle de versão pode ser usado para rastrear as alterações feitas durante o desenvolvimento desoftwareou o desenvolvimento de um documento qualquer, permitindo obter o controle de histórico de todo o projeto tendo como possibilidade desfazere refazer alterações no código, assim como resgate de versões mais antigas e estáveis, garantindo a integração do si ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo