DevMedia
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login

Interfaces X Classes Abstratas

Com o início do paradigma de desenvolvimento OO, alguns termos se tornam corriqueiros no mundo de programadores e analistas de sistema. Classes, herança, polimorfismo são alguns destes termos. Neste artigo mostro as diferenças e similaridades entre Interfaces e Classes Abstratas.

[fechar]

Você não gostou da qualidade deste conteúdo?

(opcional) Você poderia comentar o que não lhe agradou?

Confirmo meu voto negativo

Com o início do paradigma de desenvolvimento OO, alguns termos se tornam corriqueiros no mundo de programadores e analistas de sistema. Classes, herança, polimorfismo são alguns destes termos.

Mas se tratando de Classes, senti que ainda persistem algumas dúvidas quanto às diferenças entre classes do tipo Abstratas e Interfaces.

São comuns os questionamentos: Quando devo usar uma classe abstrata? Quando devo usar uma Interface? Devo usar as duas?

Na verdade, uma Classe Abstrata sem qualquer implementação, tem o aspect parecido com uma Interface. Mas ambas possuem várias diferenças e similaridades entre si. Pensando neste tipo de dúvida, este pequeno artigo tenta elucidar algumas questões.

Interfaces:

·         Uma interface não é considerada uma Classe e sim uma Entidade.

·         Não possui implementação, apenas assinatura, ou seja, apenas a definição dos seus métodos sem o corpo.

·         Todos os métodos são abstratos.

·         Seus métodos são implicitamente Públicos e Abstratos.

·         Não há como fazer uma instância de uma Interface e nem como criar um Construtor.

·         Funcionam como um tipo de "contrato", onde são especificados os atributos, métodos e funções que as classes que implementem essa interface são obrigadas a implementar.

·         Já que C# não suporta Heranças Múltiplas, as Interfaces são usadas para implementá-las.

Classes Abstratas:

·         As classes abstratas devem conter pelo menos um método abstrato, que não tem corpo.

·         É um tipo especial de classe que não há como criar instâncias dela.

·         É usada apenas para ser herdada, funciona como uma super classe.

·         Uma grande vantagem é que força a hierarquia para todas as sub-classes.

·         É um tipo de contrato que faz com que as sub-classes contemplem as mesmas hierarquias e/ou padrões.

Overview:

Quando nos criamos uma Interface, nós estamos basicamente criando um set de métodos sem qualquer implementação que deve ser herdado por outras classes já implementadas. A vantagem é que desta forma consegue-se prover um caminho para uma classe ser parte de duas classes: uma herdada hierarquicamente e outra da Interface.

Quando nos criamos uma Classe Abstrata, nós estamos criando uma classe base que pode ter um ou mais métodos completos, mas pelo menos um ou mais destes métodos tem que criados incompletos (sem corpo), isto caracteriza uma Classe Abstrata.

Vale lembrar que, se todos os método da Classe abstrata forem sem corpo, ela se torna uma Interface.

O propósito de uma Classe Abstrata é prover uma base de definições de como um set de Classes Derivadas irão trabalhar e então permitir os programadores de preencher as implementações nas Classes derivadas.

Abaixo um quadro comparativo para tornar mais fácil a compreensão entre diferenças e similaridades entre Classes Abstratas e Interfaces.

Característica

Interface

Classe Abstrata

Herança múltipla

Uma classe pode implementar diversas interfaces

Uma classe pode herdar  somente uma classe

Implementação Padrão

Uma interface não pode conter qualquer tipo de código, muito menos código padrão.

Uma classe abstrata pode fornecer código completo, código padrão ou ter apenas a declaração de seu esqueleto para ser posteriormente sobrescrita.

Constantes

Suporte somente constantes do tipo estática.

Pode conter constantes estáticas e de instância.

Componentes de terceiros

Uma implementação de uma interface pode ser incluída a qualquer classe de terceiros.

Uma classe de terceiros precisa ser reescrita para estender somente a partir da classe abstrata.

Homogeneidade

Se todas as diversas implementações compartilham a assinatura do método então a interface funciona melhor.

Se as várias implementações são todas do tipo e compartilham um comportamento e status comum , então a classe abstrata funciona melhor.

Manutenção

Se o código do seu cliente conversa somente em termos de uma interface, você pode facilmente alterar a implementação concreta usando  um método factory.

Idêntico

Velocidade

Lento, requer trabalho extra para encontrar o método correspondente na classe atual.

Rápido

Clareza

Todas as declarações de constantes em uma interface são presumidamente publicas ou estáticas.

Você pode por código compartilhado em uma classe abstrata. Você pode usar código para computar o valor inicial de suas constantes e variáveis de instância ou estáticas.

Funcionalidades Adicionais

Se você incluir um novo método em uma interface você precisa ajustar todas as implementações da interface.

Se você incluir um novo método em uma classe abstrata você tem a opção de fornecer uma implementação padrão para ele.

 



Pós graduado em TI, trabalha há mais de 13 anos com desenvolvimento para Tecnologias Web/Windows na plataforma Microsoft. Atualmente trabalha na ATTPS Tech, ministra cursos e atua como Professor dos cursos de Banco de Dados e Sis [...]

O que você achou deste post?
Conhece a assinatura MVP?
Serviços

Mais posts