De que se trata o artigo:

Apresenta o desenvolvimento de um website utilizando os princípios de design e as Heurísticas de Usabilidade de Nielsen presentes em interface homem-máquina. Neste contexto, este artigo serve para mostrar a importância da usabilidade e da participação do usuário durante o processo de desenvolvimento de aplicações.


Em que situação o tema é útil:

O tema se torna fundamental para desenvolvedores que buscam cada vez mais melhorar suas aplicações ao focar em qualidade. A participação dos usuários durante o processo de desenvolvimento é fundamental para essa melhoria.

Resumo DevMan:

A necessidade da construção de uma interface amigável ao usuário é fundamental em um sistema. A interface faz parte do sistema computacional e determina como as pessoas operam e controlam o sistema. Quando uma interface é bem projetada, ela é compreensível, agradável e controlável. Neste contexto, este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um website utilizando os principais conceitos de usabilidade e avaliação presentes em interface homem-máquina.

Autores: Lívia Vilarinho, Almir Junior, Leandro Augusto Azevedo e Tauller Augusto de Araújo Matos

A necessidade da construção de uma interface amigável ao usuário é fundamental em um sistema. É o canal de comunicação entre o homem e computador, no qual são feitas as interações visando atingir um objetivo comum.

A interface faz parte do sistema computacional e determina como as pessoas operam e controlam o sistema. Quando uma interface é bem projetada, ela é compreensível, agradável e controlável. Os usuários se sentem satisfeitos e seguros ao realizar suas ações. A importância da interface se torna evidente, pois todos somos usuários e alguns aspectos reforçam esta importância, tais como: i) disseminação do uso de sistemas e equipamentos como celulares; ii) aumento da complexidade dos sistemas; iii) preocupação com a qualidade do software de acordo com a característica da usabilidade (conforme as definições da Norma ISO/IEC 9126-1).

Os objetivos da Interação Humano–Computador (IHC) são os de produzir sistemas usáveis, seguros e funcionais. Esses objetivos podem ser resumidos como desenvolver ou melhorar a segurança, utilidade, efetividade e usabilidade de sistemas que incluem computadores. Nesse contexto, o termo sistemas se refere não somente ao hardware e software, mas a todo o ambiente que usa ou é afetado pelo uso da tecnologia computacional. Durante o projeto de interface é necessário que se faça uma análise mais detalhada, como especificação de requisitos, módulo de qualidade e perfil dos usuários.

A participação do usuário durante o processo de desenvolvimento da aplicação é de extrema importância, pois ajuda a diminuir os erros, propicia a maior interação e entendimento do usuário, cativa a curiosidade e interesse e, por fim, ajuda a ter maior aceitação do produto, pois eles fizeram parte de todo o processo de desenvolvimento, ou seja, se sentem “donos” do mesmo.

Neste contexto, este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um website utilizando os principais conceitos de usabilidade e avaliação presentes em interface homem-máquina. Para isto, foi desenvolvido um website para o projeto AME – Construção da Identidade da Cidade de Valença/RJ e Desenvolvimento do Programa Turistico, Histórico e Cultural da Região.

Desta forma, este artigo aborda a apresentação dos conceitos de Interface Homem-Máquina, princípios de Design, as atividades básicas do Design de Interação, as dez heurísticas de Usabilidade de Nielsen e Avaliação de Interface.

Conceituando a Interação Humano-Computador

IHC tem por objetivo principal fornecer aos pesquisadores e desenvolvedores de sistemas explicações e previsões para fenômenos de interação usuário-sistema e resultados práticos para o design da interface de usuário. É o conjunto de características com o qual os utilizadores interagem com as máquinas, dispositivos, programas de computador ou alguma outra ferramenta complexa (ler Nota 1).

Nota 1. Avaliação de interface

A avaliação da interface tem como objetivos gerais validar a eficácia e a eficiência da usabilidade, conforme as tarefas que são realizadas pelos usuários e os recursos empregados tais como tempo, quantidade de erros, passos desnecessários, busca de ajuda, etc.

Dependendo da fase do projeto, a avaliação pode ser formativa (ou construtiva), que pode ser efetuada ao longo de todo o processo de ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo