Por que eu devo ler este artigo:O uso de código SQL juntamente com código orientado a objetos Java pode tornar a manutenção difícil, além de causar certa dificuldade de leitura do código. Nesse contexto, este artigo apresenta o Realm, um framework objeto-relacional que facilita a tarefa de persistir objetos em sua aplicação. Seu uso permite, além da diferença significativa na quantidade de linhas de código, alcançarmos um código escrito de forma muito mais limpa e elegante.

O uso de bancos de dados relacionais em aplicações Android só é permitido usando o SQLite e a biblioteca fornecida pelo Android SDK desde sua primeira versão. Geralmente, o desenvolvimento da persistência dessa forma não é bem visto por desenvolvedores, principalmente por aqueles oriundos de outras plataformas de desenvolvimento, até mesmo móveis (iOS principalmente).

Nos últimos anos essas dificuldades vêm se provando pela quantidade de frameworks e/ou bibliotecas que são criadas periodicamente para persistir dados relacionais sem precisarmos recorrer ao SQLite e à biblioteca padrão da plataforma. Algumas delas trazem o padrão ORM (Object-Relational Mapping), bastante difundido em plataformas desktop e web, para o mundo móvel. Tudo isso para diminuir o esforço necessário no desenvolvimento da persistência de dados de uma aplicação.

Uma das ferramentas que vêm ganhando espaço entre os desenvolvedores é a Realm, reconhecida pela sua abrangência. É possível, por exemplo, utilizá-la com a linguagem de programação Java e a plataforma Android. Temos também o Realm Objective-C, que pode ser usado para iOS, e o Realm Swift, para a nova plataforma de desenvolvimento iOS da Apple. Por fim, para aplicações híbridas temos o Realm Xamarin.

Falando especificamente sobre a plataforma Android, que é o foco deste artigo, as especificações do framework não trazem restrições negativas, como estar disponível em poucas versões do sistema operacional. É necessário somente o uso da IDE Android Studio a partir da versão 1.5.1 e usar uma versão do Android a partir do API Level 9 (Android 2.3 Gingerbread).

Para um estudo bem completo de qualquer mecanismo de persistência de dados, precisamos criar uma solução que contemple o famoso CRUD (Create, Read, Update e Delete). Neste artigo, será criada uma aplicação para gerenciamento de tarefas, chamada de TasksRealm.

A aplicação

Na tela inicial da aplicação teremos uma listagem das tarefas salvas, como mostra a Figura 1.

tela inicial

Figura 1. Tela inicial da aplicação

Cada item da listagem de tarefas escuta o evento de clique longo, questionando ao usuário qual ação deseja realizar com a tarefa selecionada. As opções apresentadas serão a “REMOVER” e a “EDITAR”, como mostra a Figura 2. Outro detalhe da interface é o botão para adição de uma nova tarefa, localizado no canto inferior direito. Foi utilizado o Floating Action Button, um elemento bem comum em interfaces que seguem o novo guideline Material Design.

Diálogo questionando qual a ação
desejada em uma tarefa

Figura 2. Diálogo questionando qual a ação desejada em uma tarefa

A ação de remover é autoexplicativa. Em uma aplicação profissional seria altamente indicado um outro diálogo para a confirmação da exclusão da tarefa, porém neste artigo pularemos essa etapa, apagando a tarefa assim que a opção “REMOVER” for escolhida.

O botão “EDITAR” leva para a mesma tela de inserção de tarefa, porém os campos já serão preenchidos com as informações da tarefa já existente. Outro detalhe da tela de edição é a impossibilidade de editar o campo de nome da tarefa, isso porque o referido campo é tratado como chave primária da “tabela” tarefa.

Nas Figuras 3 e 4 o leitor pode ver a mesma tela funcionado como edição e inserção. A Figura 3 apresenta a data e hora porque estamos trabalhando com uma tarefa já existente. Na captura de tela representada na Figura 4, a presença de data e hora não é percebida porque é uma nova tarefa e, sendo assim, ainda não foram configurados esses valores. Além disso, perceba que o Floating Action Button responsável por salvar, no canto inferior direito, é exatamente igual nas duas formas de uso, a diferença é a lógica programada em resposta ao evento de clique.

Tela sendo usada como edição de uma
tarefa já existente

Figura 3. Tela sendo usada como edição de uma tarefa já existente

Tela sendo usada para inserção de uma
nova tarefa

Figura 4. Tela sendo usada para inserção de uma nova tarefa

Criando e configurando a aplicação

Vamos usar a IDE Android Studio para o desenvolvimento da aplicação. Não teremo ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo