Introdução à virtualização utilizando a ferramenta VMware ESXi 4.0

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Neste artigo iremos ver um breve estudo sobre virtualização, com base em uma das melhores ferramentas vistas pelo mercado,mostrando como é possível virtualizar com um bom software sem custos.

Utilizando o sistema de Virtualização VMware ESXi 4.0, um software gratuito para a utilização simples, poderemos implantar diversos servidores em apenas uma máquina de grande porte, que também trará junto toda a confiabilidade necessária para utilização nas empresas.

Ao decorrer dos anos, a Virtualização vem sendo utilizada para várias finalidades, como processamento distribuído e segurança. Um uso frequente de sistemas baseados em máquinas virtuais é o que chamamos de consolidação de servidores. Em vez da utilização de vários equipamentos com seus respectivos sistemas operacionais, utiliza-se somente um computador com máquinas virtuais abrigando os vários sistemas operacionais e suas aplicações e serviços.

O VMware ESXi fornece a base para criação de uma infra estrutura de confiabilidade e dinamismo. Esta ferramenta abstrai os recursos de processador, memória, armazenamento e rede de uma só máquina passando para varias máquinas virtualizada,esta é a ferramenta de Virtualização mais implantada do mercado.

O VMware ESXi é a ferramenta mais recente da VMware,ela possui grande arquitetura e não depende de um sistema operacional. O VMware ESXi criou um novo nível de segurança e confiabilidade, possui uma codificação menor, com menos código para corrigir menos erros , tornando esta ferramenta muito difícil de receber ataques. Este software pode ser integrado diretamente aos servidores x86, que é padrão do setor dos fabricantes líderes no mercado de fabricação , como Dell, IBM, HP e Fujitsu-Siemens.

A ferramenta ESXi está disponível no site da fabricante gratuitamente para utilizações de servidores únicos. Assim,a área de Tecnologia da Informação utiliza de outra ferramenta gratuita, o VMware vShere client, para gerenciamento dos recursos.

Tela de exibição dos servidores na ferramenta VMware vShere client

Figura 1: Tela de exibição dos servidores na ferramenta VMware vShere client

O VMware ESXi é instalado diretamente no hardware da máquina, inserindo a camada de Virtualização entre o hardware e o sistema operacional, com o controle geral da máquina, como os servidores que foram instalados, o armazenamento e a rede. As ferramentas VMware ESXi permitem que em um só espaço físico consigamos executar diversos aplicativos em diversas máquinas virtuais ao mesmo tempo.

Estrutura VMware ESXI

Figura 2: Estrutura VMware ESXI

A principal vantagem visada pelo mercado é a grande oportunidade na redução de custos da área de Tecnologia da Informação, onde obtemos redução do custo de hardware, energia, refrigeração, pois conseguimos executar vários sistemas operacionais em um mesmo espaço físico.

Lembrando que pós implantação, a empresa necessite de suporte ela poderá solicitar através do site da VMWARE.

Concluimos por aqui este artigo cujo objetivo foi apresentar a virtualização, com ênfase na ferramenta VMWare.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?